Especialistas alertam para as oportunidades advindas da transformação digital no setor
Inovações tecnológicas e o papel do corretor de seguros neste processo nortearam o evento “Agenda Digital – Tecnologia no Universo do Seguro”, realizado pelo Sincor-SP no final de julho, em São Paulo. Empresários do setor e da área de tecnologia e empreendedores interessados no tema identificaram desafios e oportunidades nas abordagens, além das tendências atuais para impulsionar os negócios.
O coordenador do Comitê de Inovação do Sincor-SP, Marcelo Blay, abriu o evento, lembrando que a transformação digital deve estar presente na corretagem de seguros. O executivo destacou que, independentemente da natureza das inovações, quem nunca deve ser esquecido é o cliente. “Não adianta termos tecnologia de ponta caso não se valorizar e priorizar o segurado, que quer velocidade e qualidade no atendimento”.
Ao comentar sobre o mercado de insurtechs no Brasil e seus efeitos na distribuição de seguros, o CEO da Insurtech Brasil, José Prado, ponderou sobre o medo que ronda o corretor em relação ao uso de tecnologia. “O setor tem espaço para todo mundo. E os corretores, que lidam diretamente com o consumidor, são os mais capacitados para trazer as soluções necessárias para o mercado. Há algumas soluções digitais vendendo os mesmos produtos que o mercado de seguros já trabalha”, ressaltou.
O debate “Oportunidades e desafios da tecnologia na corretagem de seguros” mostrou o portfólio das insurtechs convidadas. Os especialistas ressaltaram que os profissionais devem levar as demandas do setor às empresas de tecnologia. “Os corretores têm de fazer conexões com as startups, pois, assim, podem surgir novos produtos de seguros e novas soluções ao mercado”, revela o co-founder & CEO da Kakau, Henrique Volpi. Já Daniel Hatkoff, CEO da Pitzi, emendou: “O maior desafio é descobrir quais os produtos que podem ser oferecidos, em quais canais e para quais perfis de clientes”. O CEO e co-founder do Grupo Planetun, Henrique Mazieiro, ratificou as considerações de Volpi e Hatkoff: “Por prestar consultoria, o corretor pode ser o caminho das inovações do mercado, já que a experiência do cliente é um fator chave para o sucesso”.
No painel “Tendências – caminhos inevitáveis – O que está por vir”, o founder & CEO da Creditas, Sergio Furio, falou sobre a importância da tecnologia e de soluções inovadoras. “A tecnologia traz democratização, pois tanto uma empresa pequena quanto uma grande podem fornecer soluções inovadoras, o que, talvez, muda é o alcance”. O executivo ainda destacou que o consumidor mudou e busca excelência e resultados assertivos. “É preciso colocar o cliente no centro, e a tecnologia está criando ecossistemas possíveis de resolver todos os problemas dele”, concluiu.
Para o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, o evento foi um grande acerto da entidade, pois é preciso discutir as mudanças que afetam o mercado de seguros. “O mundo está em transformação e não só o mercado de seguros. Nós somos agentes dessa transformação, nós temos de ter a lucidez para saber qual o papel que devemos cumprir. E nossa missão, como Sincor-SP, é promover, ajudar e conduzir o corretor de seguros a essa necessária adaptação da evolução, da transformação digital”, recomendou.
You may be interested
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…
Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Publicação - 22 de novembro de 2024No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…