A entrada em vigor do uso de Títulos de Capitalização da modalidade Tradicional como garantia em operações financeiras representa um avanço inédito para o setor. Com a regulamentação concluída, a medida amplia o acesso ao crédito e cria condições mais vantajosas para os consumidores.
A funcionalidade já está disponível em todas as empresas associadas à Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) que oferecem o produto Tradicional. Na prática, o uso do Título pode servir de garantia em diferentes tipos de operação, de financiamentos de veículos a empréstimos pessoais.
Quando o cliente solicitar o crédito, poderá autorizar, diretamente no contrato, que a instituição financeira consulte seus dados junto à empresa de Capitalização. O processo é totalmente digital: o banco acessa a informação de forma segura e imediata, por meio de uma plataforma que interliga os sistemas da instituição financeira e da empresa de Capitalização.
O desenvolvimento dessa nova modalidade de concessão de crédito foi estruturado com base na Resolução Conjunta nº 12/2023, editada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelo Banco Central, e na Lei nº 14.652/2023, que tratam da utilização de instrumentos securitários, como os Títulos de Capitalização e reservas de previdência, como garantia financeira em operações de crédito.
“Essa inovação destaca a versatilidade da Capitalização e representa um passo importante na ampliação das possibilidades de uso dos nossos produtos, fortalecendo o setor e, ao mesmo tempo, contribuindo para o aumento da competitividade no sistema financeiro. A medida cria um ambiente mais favorável ao crédito, com taxas potencialmente menores e maior poder de negociação para o consumidor que já utiliza o Título como solução para sua disciplina financeira”, afirma Denis Morais, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).
Com a regulamentação em vigor e o sistema plenamente operacional, a expectativa é que a nova funcionalidade contribua para a redução do custo do crédito no país, estimule a concorrência entre instituições e amplie o alcance da Capitalização como instrumento financeiro moderno e seguro.
Danthi
Foto: Denis Morais, Presidente da FenaCap
You may be interested

Benefícios de uma plataforma integradora para massificados
Publicação - 14 de janeiro de 2026O consumo digital criou uma nova expectativa: a de que qualquer aquisição, de um eletrodoméstico a um serviço financeiro, deve ser concluída de forma rápida e sem…

Global business challenged by rapid emergence of a new age of competition
Publicação - 14 de janeiro de 2026Global business leaders are facing mounting risks, as deepening geopolitical divides, along with growing technological and societal challenges, are expected to continue to shape the business landscape…

Relatório de Riqueza Global Allianz 2025
Publicação - 14 de janeiro de 2026A Allianz apresenta a 16ª edição do "Relatório de Riqueza Global", que analisa a situação de ativos e dívidas das famílias em quase 60 países. Avançando com…
Mais desta categoria













