00:00:00
07 Jan

Mitos e verdades sobre o seguro de vida: o que você precisa saber

5 de janeiro de 2026
227 Visualizações

A Bradesco Vida e Previdência reforça seu compromisso com a educação financeira e com a disseminação de informações claras para ampliar o conhecimento e o acesso ao seguro de vida, em um cenário em que a desinformação ainda limita a compreensão desse tipo de proteção no Brasil, apesar de sua evolução.

Em 2025, o mercado de seguros manteve trajetória de crescimento, com destaque para os seguros de vida, que avançaram 12,13% até setembro, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ainda assim, apesar do aumento da demanda por soluções de proteção financeira, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida aponta que apenas 18% da população possui o produto.

De acordo com Alessandro Malavazi, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência, o tema proteção financeira tem ganhado espaço nas decisões das famílias brasileiras, e o seguro de vida surge como uma ferramenta cada vez mais reconhecida por sua acessibilidade, flexibilidade e eficiência nesse cenário. “Mesmo assim, a informação acerca do tema ainda é baixa e a presença de alguns mitos também dificultam o entendimento sobre o papel dessa cobertura no dia a dia”, ressalta o executivo.

Pensando nisso, a Bradesco Vida e Previdência reuniu os principais mitos que ainda cercam o seguro de vida, e as verdades que ajudam a mostrar como ele pode ser um importante aliado em diferentes fases da vida.

“A indenização do seguro de vida é isenta de imposto”.

É verdade.

O valor recebido pelos beneficiários não sofre incidência de Imposto de Renda e não precisa passar pelo processo de inventário. Isso significa que o recurso é liberado de forma mais rápida, sem burocracia, garantindo o suporte financeiro necessário em um momento delicado.

“Seguro de vida é só para quem tem herdeiros”.

É mito.

A escolha dos beneficiários é livre: pode indicar familiares, amigos ou até instituições. O seguro de vida permite cuidar de quem realmente importa, independentemente do vínculo legal. É uma forma de garantir apoio financeiro a pessoas ou causas com as quais o beneficiário tem afinidade.

“Se eu cancelar o seguro, perco tudo que paguei”.

É mito.

Existem planos que oferecem a possibilidade de resgatar parte do valor investido, dependendo do tipo de cobertura contratada e do tempo de contribuição. Essa flexibilidade é importante para quem busca uma proteção que também possa ser adaptada a mudanças de cenário ao longo da vida.

“Existem coberturas que podem ser utilizadas em vida”.

É verdade.

O seguro de vida moderno não se limita a coberturas de morte. Hoje, há planos que contemplam situações como diagnóstico de doenças graves, invalidez permanente, internação hospitalar, desemprego involuntário e até assistência para cuidados com a saúde mental. Essas proteções permitem que o segurado utilize os benefícios enquanto está vivo, quando mais precisa.

“Seguro de vida é inacessível para a maioria das pessoas”.

É mito.

O mercado oferece uma ampla variedade de planos, com coberturas personalizáveis e valores que cabem no orçamento. Em muitos casos, é possível contratar um seguro de vida por um valor mensal comparável ao de pequenas despesas do dia a dia, tornando-o uma alternativa viável para diferentes perfis.

“Quanto mais cedo eu contratar, melhor”.

É verdade.

Iniciar o seguro mais cedo permite ajustar e ampliar as coberturas ao longo do tempo, de acordo com as mudanças na vida pessoal, familiar e profissional.

Edelman

Foto: Alessandro Malavazi, Superintendente Sênior da Bradesco Vida e Previdência

You may be interested

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno
Zurich Seguros
95 Vizualizações
Zurich Seguros
95 Vizualizações

86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A empatia é um valor central para os consumidores brasileiros. De acordo com o estudo global "Addressing the Empathy Gap", realizado pela Zurich Insurance Group em parceria…

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025
OdontoPrev
106 Vizualizações
OdontoPrev
106 Vizualizações

Odontoprev conquista mais de 12 premiações em 2025

Publicação - 6 de janeiro de 2026

Com 38 anos de história, a Odontoprev chega ao final de 2025 com muitos motivos para comemorar e alguns deles estão relacionados com as premiações que a…

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad
Prudential do Brasil
108 Vizualizações
Prudential do Brasil
108 Vizualizações

Prudential do Brasil anuncia renovação à tenista Bia Haddad

Publicação - 6 de janeiro de 2026

A Prudential do Brasil anuncia a renovação do patrocínio à tenista brasileira Bia Haddad Maia, um dos maiores nomes do tênis feminino mundial. A parceria entre a…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin