Em um momento em que as pesquisas reforçam o baixo nível de conhecimento da população brasileira sobre seguro de vida – 40% nunca ouviram falar sobre o produto e 62% nunca contrataram segundo levantamento da fintech meutudo – a Icatu Seguros – companhia 100% brasileira e líder entre as seguradoras independentes em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – lança um episódio especial do IcatuCast – Corretor que Inspira, videocast dedicado aos corretores. Pela primeira vez, o programa recebe um corretor no estúdio para discutir proteção completa sob a ótica de quem vive isso no dia a dia. Leandro Pretto, destaque em Vida e Previdência da Icatu em 2024, divide a mesa com Renato Gomes, Superintendente de Venda Consultiva da Icatu Seguros, em um bate-papo que reúne prática, estratégia e percepções sobre o comportamento do cliente.
A pauta ganha ainda mais relevância diante dos indicadores de cruzamento entre produtos: segundo pesquisa do Datafolha, entre os brasileiros que possuem previdência privada, 44% também contam com seguro de vida – um percentual 2,5 vezes maior do que entre quem não investe na modalidade, sinalizando uma oportunidade consistente para a atuação consultiva.
Campeão da Campanha Antonio Carlos de Almeida Braga de 2022 a 2024, Leandro Pretto destaca que criar conexões e estar antenado às necessidades do cliente são pilares para o corretor que deseja se diferenciar. “Hoje, o segredo para um corretor ter uma carreira de sucesso é criar conexões, oferecer o que tem de melhor para o cliente e não focar só em seu benefício. Comecei com Previdência, depois entendi a necessidade de oferecer a proteção completa e passei a trabalhar também com seguro de vida, garantindo opções atualizadas e visão 360 de proteção”, comentou.
Para Leandro, a baixa penetração do seguro no país evidencia o potencial de expansão: “Nós, corretores, temos ainda mais de 90% da população para aproximar. O que eu faço hoje é tentar atingir o maior número de pessoas possível. O seguro de vida protege pessoas, famílias e empresas.”, afirmou.
Renato Gomes reforça que muitos corretores ainda enfrentam desafios na abordagem ao cliente, especialmente diante da percepção do seguro como gasto, e não como instrumento de planejamento financeiro.
“Os Estados Unidos têm 70% da população com cobertura, no Japão o número chega a 90%. Então, a gente pode enxergar qual é o tamanho desta oportunidade e o quão desprotegida a nossa sociedade ainda está”, reflete. “A Icatu está em todo o país e a gente vê bons conceitos de vendas consultivas com os corretores, mas entre o conceito e a prática tem um abismo. É a abordagem que está deficitária. O segredo de uma boa abordagem é a comunicação – ouvir mais as histórias que os clientes têm para contar e como elas vão revelando as preocupações e dores, com uma escuta empática”, explicou.
O episódio está disponível no Spotify, YouTube e também no Apple Podcasts.
Buzzing
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









