A Icatu Seguros – companhia 100% brasileira líder entre as seguradoras independentes em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – marcará presença no CQCS Insurtech & Inovação 2025, considerado o maior evento de inovação em seguros da América Latina. Luciano Soares, CEO da companhia, será um dos participantes do Painel de Líderes, marcado para o dia 12/11, às 13h30. O espaço debaterá o tema “Qual é o impacto da IA no seguro e uma visão de futuro”.
No encontro, o executivo abordará os movimentos globais ligados ao tema, como o crescente uso de agentes autônomos e os debates sobre os avanços em saúde e bem-estar. A conversa também reforçará como a inteligência artificial (IA) tem potencial para impulsionar transformações profundas no setor de seguros, além de seus dilemas éticos e riscos.
“O seguro nasceu do mutualismo, da ideia de que a proteção individual fortalece o coletivo. A inteligência artificial representa uma nova etapa dessa história: ela amplia nossa capacidade de compreender cada pessoa e, com isso, proteger melhor o conjunto. Na Icatu, vemos a IA como uma ferramenta que potencializa nossa missão de proteger vidas. Fazemos isso ao preservar o olhar humano que está no centro da nossa atividade. É sobre esse equilíbrio entre inovação e propósito que queremos abordar no painel do CQCS”, afirma Luciano Soares, CEO da Icatu Seguros.
Inteligência Artificial e o mercado de seguros – Um relatório da McKinsey & Company apontou que empresas que aplicam IA na otimização de processos têm visto uma redução média de 50% no tempo de execução de tarefas e uma melhora de 40% na eficiência operacional.
Uma das mais inovadoras iniciativas da Icatu nesse sentido foi a A.V.I., assistente virtual atualmente disponível para corretores, que usa IA para gerir a carteira de clientes e dar suporte no processo de venda na palma da mão, via WhatsApp. Além de auxiliar na interação com clientes a partir da recomendação de mensagens personalizadas, a iniciativa reduz em até 85% o tempo gasto na cotação de produtos de vida.
“No passado, o grande valor do corretor estava na informação que ele detinha. Hoje, na era da IA e da informação abundante, seu verdadeiro valor vai além de transformar dados em proteção. A tecnologia amplia as possibilidades, mas é a sensibilidade humana que transforma informação em cuidado. A nossa ferramenta de IA foi criada para que o corretor possa dedicar a maior parte do seu tempo à escuta ativa e ao relacionamento com o cliente”, complementa Luciano.
O CQCS Insurtech e Inovação 2025 acontece nos dias 11 e 12 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.
SERVIÇO
CQCS Insurtech & Inovação 2025
Painel de Líderes: Qual é o impacto da IA no seguro e uma visão de futuro
Data: 12/11
Horário: 13h30
Local: Pro Magno Centro de Eventos
Buzzing
Foto: Luciano Soares – CEO da Icatu Seguros.
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









