Garantir um futuro tranquilo para os filhos é um desejo comum entre muitos pais. Nesse cenário, a previdência privada vem ganhando espaço como uma alternativa cada vez mais procurada pelas famílias que buscam planejar o amanhã das crianças desde cedo. Na Icatu Seguros – companhia 100% brasileira líder entre as seguradoras independentes em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização – o número de clientes com menos de 18 anos cresceu 44,2% nos últimos cinco anos.
“Os pais têm se conscientizado cada vez mais sobre a importância de poupar e investir desde cedo para garantir um futuro tranquilo para si e para toda a família. E a previdência privada para menores de 18 anos é uma aliada, podendo ser utilizada para objetivos específicos – como intercâmbio, faculdade, a compra de um bem, a abertura de um negócio ou dar início a um plano de aposentadoria – inclusive em situações imprevistas”, explica Talita Raupp, Superintendente de Produtos de Previdência da Icatu Seguros.
Além de ser uma forma de investimento, a previdência para menores de idade é também um importante instrumento para estimular a educação financeira e o hábito de poupar desde cedo. “É uma forma dos pais ensinarem, na prática, a importância de guardar dinheiro e criar uma base sólida para decisões financeiras mais conscientes no futuro”, complementa Talita.
Benefícios da previdência privada infantil
Entre os benefícios, está a possibilidade de aproveitar ao máximo o tempo a favor dos investimentos. Aplicações de longo prazo, a partir de dez anos, contam com apenas 10% de alíquota de Imposto de Renda, no regime regressivo – em que quanto maior o tempo de investimento menor a tributação, que incide somente no momento do resgate ou da renda. Na prática, isso significa transformar o hábito de poupar em uma reserva capaz de realizar sonhos e tirar projetos do papel.
“Mas a previdência, por meio do PGBL, também traz benefícios para os pais, afinal a contribuição para o filho, sendo seu dependente na declaração do imposto de renda, possibilita aproveitar a dedução do IR”, revela a executiva. Para quem faz a declaração completa, a melhor escolha é o PGBL, pois permite deduzir até 12% da renda bruta anual tributável. Dado o benefício do diferimento fiscal, no momento do resgate os impostos irão incidir sobre o valor total. Já para quem opta pela declaração simplificada, o ideal é o VGBL que, embora não conceda benefício fiscal, os impostos incidem apenas sobre os rendimentos. Para que o responsável continue a usufruir do benefício fiscal, ao atingir 16 anos, é necessário que o menor seja contribuinte de algum órgão de previdência oficial.
Como começar?
Contratar um plano de previdência para menores de 18 anos é simples. O primeiro passo é avaliar qual tipo de plano se adequa aos objetivos da família – PGBL ou VGBL. Posteriormente, é necessário avaliar qual fundo atende melhor ao seu perfil, além de definir qual montante será aportado mensalmente ou de forma esporádica. “O mais importante é dar o primeiro passo e aproveitar o tempo como aliado. Desta forma, é possível investir nos sonhos dos filhos desde os primeiros anos de vida e garantir que eles cresçam com proteção e planejamento”, finaliza Talita Raupp.
Buzzing
Foto: Talita Raupp, Superintendente de Produtos de Previdência da Icatu Seguros
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









