O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) foca na ampliação do projeto de Educação Continuada. Com um portfólio de cursos com aumento na adesão, o instituto reforça seu compromisso com a qualificação e o aprimoramento da categoria de atuários e profissionais afins, oferecendo conteúdos técnicos e de soft skills, com conteúdos ao vivo e gravados.
Giancarlo Germany, presidente do IBA ( foto ), enfatiza a relevância desse movimento. “A qualificação contínua é a base para a excelência na nossa profissão. Em um mercado em constante e rápida transformação, o aprimoramento técnico e o desenvolvimento de novas habilidades são inegociáveis. O IBA assume o papel de principal catalisador desse desenvolvimento, garantindo que o atuário brasileiro esteja sempre na vanguarda do conhecimento e pronto para os desafios do futuro.”
O curso on-line Inteligência Artificial, na prática para Atuários” (gravado), já alcançou a marca de 100 inscritos, evidenciando a busca por conhecimento em temas de vanguarda como a Inteligência Artificial.
O IBA mantém diversas oportunidades de aprimoramento com inscrições abertas, mesclando o desenvolvimento de habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos especializados:
- Fundamentos Ágeis para Atuários (curso de soft skills): Ao Vivo Online, nos dias 24 e 31/10, já conta com 20 inscritos.
- CPA para Atuários: curso Gravado, com lançamento previsto para 27/10, já registra 40 inscritos.
- Subscrição e Precificação em Seguros de Vida em Grupos e Massificados – Impactos Técnicos, Contábeis e Comerciais: Online Ao Vivo, com aulas aos sábados, de 25/10 a 13/12, e 20 inscritos já confirmados.
O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) já possui novos cursos e relançamentos programados, como um curso online ao vivo de assessment, desenvolvimento pessoal e profissional, em parceria com uma empresa especialista na área.
- O curso gravado de Fundamentos Atuariais Aplicados ao Mercado de Seguros, previsto para novembro.
- O relançamento do curso Rito Processual – Parte I e o desenvolvimento inédito da Parte II e do “Estudo de Aderência para Tábuas Biométricas”.
Cursos em áreas estratégicas:
- Desvendando Novas Fronteiras: O papel distinto dos Atuários em Áreas e Mercados Não Óbvios” (benefícios aos empregados) e “Gestão de Capital” (seguros).
Para 2026, o instituto já planeja cursos nas áreas de Saúde (Conhecimento em Precificação de Saúde – Fundamentos e Regulamentação) e Perícia.
“Em um período de apenas quatro meses, o IBA lançou seis cursos, com dois já realizados. Temos uma segunda turma quase completa e cinco com inscrições em aberto. A visão estratégica da atual gestão é consolidar o IBA como um instituto solidificado na educação continuada, levando a Atuária a novas áreas, trazendo conhecimento de outras áreas para dentro do IBA, tornando a profissão mais conhecida e difundida. Estamos implementando mudanças técnicas na realização, armazenamento, transmissão e participação dos cursos, visando maior segurança, comodidade e acesso dos alunos às aulas“, concluiu Germany.
Os profissionais interessados em conhecer a grade completa dos cursos e se inscrever, podem acessar o portal oficial do Instituto Brasileiro de Atuária.
KS Comunicação
You may be interested

Veja como proteger seus dados pessoais e os do seu negócio
Publicação - 28 de janeiro de 2026O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em…

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

80% das pessoas entre 25 e 39 anos preferem alugar do que comprar um imóvel
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor…
Mais desta categoria

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026











