O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) foca na ampliação do projeto de Educação Continuada. Com um portfólio de cursos com aumento na adesão, o instituto reforça seu compromisso com a qualificação e o aprimoramento da categoria de atuários e profissionais afins, oferecendo conteúdos técnicos e de soft skills, com conteúdos ao vivo e gravados.
Giancarlo Germany, presidente do IBA ( foto ), enfatiza a relevância desse movimento. “A qualificação contínua é a base para a excelência na nossa profissão. Em um mercado em constante e rápida transformação, o aprimoramento técnico e o desenvolvimento de novas habilidades são inegociáveis. O IBA assume o papel de principal catalisador desse desenvolvimento, garantindo que o atuário brasileiro esteja sempre na vanguarda do conhecimento e pronto para os desafios do futuro.”
O curso on-line Inteligência Artificial, na prática para Atuários” (gravado), já alcançou a marca de 100 inscritos, evidenciando a busca por conhecimento em temas de vanguarda como a Inteligência Artificial.
O IBA mantém diversas oportunidades de aprimoramento com inscrições abertas, mesclando o desenvolvimento de habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos especializados:
- Fundamentos Ágeis para Atuários (curso de soft skills): Ao Vivo Online, nos dias 24 e 31/10, já conta com 20 inscritos.
- CPA para Atuários: curso Gravado, com lançamento previsto para 27/10, já registra 40 inscritos.
- Subscrição e Precificação em Seguros de Vida em Grupos e Massificados – Impactos Técnicos, Contábeis e Comerciais: Online Ao Vivo, com aulas aos sábados, de 25/10 a 13/12, e 20 inscritos já confirmados.
O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) já possui novos cursos e relançamentos programados, como um curso online ao vivo de assessment, desenvolvimento pessoal e profissional, em parceria com uma empresa especialista na área.
- O curso gravado de Fundamentos Atuariais Aplicados ao Mercado de Seguros, previsto para novembro.
- O relançamento do curso Rito Processual – Parte I e o desenvolvimento inédito da Parte II e do “Estudo de Aderência para Tábuas Biométricas”.
Cursos em áreas estratégicas:
- Desvendando Novas Fronteiras: O papel distinto dos Atuários em Áreas e Mercados Não Óbvios” (benefícios aos empregados) e “Gestão de Capital” (seguros).
Para 2026, o instituto já planeja cursos nas áreas de Saúde (Conhecimento em Precificação de Saúde – Fundamentos e Regulamentação) e Perícia.
“Em um período de apenas quatro meses, o IBA lançou seis cursos, com dois já realizados. Temos uma segunda turma quase completa e cinco com inscrições em aberto. A visão estratégica da atual gestão é consolidar o IBA como um instituto solidificado na educação continuada, levando a Atuária a novas áreas, trazendo conhecimento de outras áreas para dentro do IBA, tornando a profissão mais conhecida e difundida. Estamos implementando mudanças técnicas na realização, armazenamento, transmissão e participação dos cursos, visando maior segurança, comodidade e acesso dos alunos às aulas“, concluiu Germany.
Os profissionais interessados em conhecer a grade completa dos cursos e se inscrever, podem acessar o portal oficial do Instituto Brasileiro de Atuária.
KS Comunicação
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









