00:00:00
14 Sep

Programa do governo federal reforça educação financeira na base curricular

25 de julho de 2025
150 Visualizações

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria MEC nº 502 que institui o Programa “Na Ponta do Lápis. A normativa do governo federal se alinha às diversas ações sobre o tema em que a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vem desenvolvendo nos últimos anos. A iniciativa visa consolidar e fortalecer as ações de educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

Exemplo disso, destaque para a participação do setor segurador durante as atividades da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada neste ano junto a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, no ano passado a CNseg assinou um termo de cooperação junto a Escola Nacional de Administração Púbica (ENAP) com o objetivo de implementar programas de capacitação para a administração pública federal e cidadãos em geral, voltado para temas específicos e com maior profundidade para quem atua no mercado segurador.

Para o diretor de assuntos corporativos da CNseg, André Nunes, o setor vem realizando várias iniciativas, junto a entidades públicas visando ampliar o conhecimento da população sobre o setor e sua atuação junto à sociedade brasileira, indo de encontro com os objetivos do projeto instituído pelo MEC.

“Temos claro na missão institucional da CNseg a tarefa de disseminar a cultura de seguros no país. Esta missão só será cumprida se trilharmos o caminho da educação financeira. Em nosso Plano Estratégico (PDMS) a educação financeira é um dos principais focos. Este ano, já implantamos projetos de educação inclusiva que vinculam sempre a educação e a educação financeira, como por exemplo, o recém lançado projeto Programadores Futuro Seguro”, destacou.

O programa do governo federal tem o objetivo de preparar estudantes para uma gestão financeira mais consciente e autônoma, fundamental para a construção da cidadania crítica e a inclusão social e econômica. Além disso, a portaria visa assegurar que a educação financeira se torne uma estratégia contínua e permanente nas escolas, redes e sistemas de ensino, garantindo que os estudantes tenham acesso a esses conhecimentos.

Assessoria de Imprensa CNseg

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
106 Vizualizações
Aon plc
106 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
103 Vizualizações
CNseg
103 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
96 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin