00:00:00
03 Jul

Pelo 2º ano, Tokio Marine lidera Ranking de Diversidade GPTW

26 de junho de 2025
106 Visualizações

A Tokio Marine foi destaque na cerimônia de premiação do Ranking de Diversidade GPTW Brasil, realizada na última terça-feira, 24, em São Paulo. A Seguradora foi reconhecida em duas categorias: 50+, na qual conquistou o primeiro lugar e Mulher, reforçando seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo para os seus mais de 2,4 mil colaboradores ao redor do País.

Essa é a oitava vez que a Companhia é premiada como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar e a quinta vez para as pessoas acima de 50 anos. “A Tokio Marine tem a diversidade como um de seus pilares estratégicos. A alta liderança da Companhia incentiva, estimula e apoia ativamente ações voltadas à inclusão, à equidade e ao estabelecimento de um ambiente de trabalho amplo e plural, no qual todos podem ser quem são, sem qualquer tipo de discriminação. O reconhecimento por mais um ano no Ranking de Diversidade GPTW Brasil reflete o nosso comprometimento em fortalecer esses valores entre nossos Colaboradores”, comenta Luciana Amaral, Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.

Nos últimos anos, a Seguradora vem consolidando suas ações de diversidade e inclusão sob o selo “Tokio com Todos”, que reúne projetos voltados à promoção da igualdade de oportunidades no ambiente corporativo. As ações contemplam a inclusão de mulheres, pessoas com deficiência, profissionais com mais de 50 anos, entre outros grupos, promovendo a valorização da diversidade de pensamento e o respeito à singularidade de cada pessoa.

Como parte dessa iniciativa, em 2019, a Companhia criou o Grupo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de fomentar a conscientização, promover debates e incentivar a troca de experiências voltadas à construção de um ambiente corporativo mais igualitário e equitativo. A iniciativa abrange cinco grupos de afinidade — gênero, gerações, pessoas com deficiência, raças e etnias, e LGBTI+ — formados por colaboradores que, de forma voluntária, se dedicam a promover o avanço de pautas e ações afirmativas em toda a Companhia.

Em 2023, a Tokio Marine reforçou esse compromisso com a realização estratégica do primeiro Censo de Diversidade. Realizado a cada dois anos, a iniciativa tem o intuito de fornecer subsídios valiosos para o desenvolvimento de ações ainda mais alinhadas ao perfil e às necessidades de seus Colaboradores. O Censo é respondido de maneira voluntária e a edição mais recente, realizada em 2025, teve adesão de 80%, o que reforça o sentimento de pertencimento dos Colaboradores ao responder a pesquisa. Além disso, a partir deste ano a iniciativa faz parte do processo de admissão de novos funcionários.

“É cada vez mais evidente o compromisso das empresas com a evolução das pautas de diversidade e inclusão, especialmente no setor de seguros, impulsionado pela união de esforços e pela troca constante de melhores práticas. Na Tokio Marine, por exemplo, temos a honra de participar da Comissão de Diversidade da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNSeg – além de apoiar diversas iniciativas voltadas para esse tema. Acreditamos que esse movimento ganha força justamente por meio da convergência e colaboração entre as empresas.”, finaliza Luciana.

Dentre os principais projetos voltados à equidade de gênero da Tokio Marine, está a promoção de eventos, palestras e workshops conduzidos por especialistas com a finalidade de gerar uma maior conscientização sobre esses temas, além de promover suporte emocional às Colaboradoras para enfrentarem os desafios da carreira. Em 2024, o pilar de Gênero do Grupo de Diversidade da Tokio Marine, lançou uma importante iniciativa de conscientização e responsabilidade social: um videocast especial sobre a Violência Contra a Mulher, com foco na Lei Maria da Penha, com os diferentes tipos de violência previstos na lei – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – trazendo informações relevantes tanto para o público interno quanto para a sociedade em geral.

A Companhia também disponibiliza ações dedicadas à prevenção e saúde feminina, como o Programa Gestante, com palestras mensais sobre maternidade, amamentação, desenvolvimento motor do bebê, armazenamento de leite e parto, entre outros temas.

Atualmente, 56,6% do quadro de Colaboradores da Tokio Marine é feminino e 44,5% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Em 2024, o percentual de mulheres promovidas foi de 57,3%.

Na esfera de combate ao etarismo, um projeto de grande destaque na Companhia foi o programa Toque de Vivência, criado para promover a contratação de profissionais com idade acima de 50 anos. A iniciativa deixou um verdadeiro legado para a Tokio Marine – após a sua criação, o número de contratações de pessoas 50+ cresceu de maneira expressiva. Ainda com o objetivo de promover a inclusão dos Colaboradores dessa faixa etária, a Seguradora promove o Bate-Papo intergeracional – Foco em Equidade e Fomento do Pilar 50+. O programa conta com palestras sobre diversidade etária, impactos nos negócios, carreira e planejamento de aposentadoria, entre outros temas.

Assessoria de Imprensa Tokio Marine

You may be interested

Allianz Brasil conquista selo Great Place To Work
Allianz
73 Vizualizações
Allianz
73 Vizualizações

Allianz Brasil conquista selo Great Place To Work

Publicação - 2 de julho de 2025

Mais uma vez, a Allianz Brasil recebeu o selo Great Place To Work (GPTW), um dos principais certificados de excelência no ambiente de trabalho. A conquista é resultado…

CNseg e APS reforçam aliança para enfrentar impactos climáticos
CNseg
67 Vizualizações
CNseg
67 Vizualizações

CNseg e APS reforçam aliança para enfrentar impactos climáticos

Publicação - 2 de julho de 2025

Diante de um cenário climático cada vez mais instável e extremo, os mercados seguradores do Brasil e de Portugal estão intensificando o diálogo em busca de soluções…

Inteligência de Negócios: o poder dos dados para decisões estratégicas
IRB (Re)
64 Vizualizações
IRB (Re)
64 Vizualizações

Inteligência de Negócios: o poder dos dados para decisões estratégicas

Publicação - 2 de julho de 2025

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a informação deixou de ser apenas um suporte e passou a ser um dos principais pilares da…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin