00:00:00
02 Feb

A revolução da LRS no mercado brasileiro

17 de junho de 2025
224 Visualizações

O mercado de resseguros no Brasil iniciou uma nova era, com a emissão da primeira Letra de Risco de Seguro (LRS). A operação de R$ 33,7 milhões inaugura um instrumento financeiro que transforma riscos seguráveis e, naturalmente, resseguráveis em oportunidades de investimento, atraindo investidores e liberando capital para o setor. Para investidores institucionais, representa uma nova classe de ativo com retornos que não estão atrelados aos ciclos econômicos tradicionais. Ao mesmo tempo em que revoluciona o mercado segurador, portanto, a LRS beneficia e impulsiona o mercado de capitais.

A operação visou proteger parte das exposições detidas pelo ressegurador em 14 riscos específicos (grupos econômicos) vinculados à sua carteira de garantia. A Andrina SSPE, subsidiária integral do IRB(Re), estruturou a emissão em parceria com o Itaú BBA, utilizando os regramentos da Lei 14.430/2022, que regula títulos ligados a seguros no Brasil.

Para esta primeira operação, a estratégia focou nas sinergias presentes nos mercados ressegurador e de capitais. O objetivo foi fornecer ao investidor uma operação com riscos mais próximos do seu dia a dia, reduzindo a curva de aprendizagem necessária para desenvolver negócios similares em outras linhas. Daí a escolha pela carteira de Garantia, que considera, assim como os investidores e além de outras variáveis, a qualidade do crédito e a probabilidade de inadimplência das empresas analisadas.

A LRS emitida, com rentabilidade de CDI + 2,5% paga no vencimento, em uma primeira análise e tendo em vista o tipo de risco por ela protegido, não possibilita ao investidor uma completa descorrelação de variáveis macroeconômicas tradicionais enfrentadas por eles em seu mercado natural de atuação. Para mitigar esse tema e dado o ineditismo da operação, optou-se por oferecer um prêmio de risco superior ao habitualmente percebido pelo mercado financeiro para o risco de inadimplência das companhias protegidas nesta oportunidade.

Com o suporte regulatório da Susep e a crescente demanda por instrumentos financeiros inovadores, espera-se que mais operações desse tipo sejam realizadas, fortalecendo a resiliência do setor segurador e atraindo investidores em busca de diversificação. Para o IRB(Re), a operação libera capital, e, naturalmente, capacidade de resseguro, ampliando seu potencial de oferecer novas exposições.

A emissão da primeira Letra de Risco de Seguro é um marco histórico para o mercado brasileiro. Ao conectar o mercado segurador ao de capitais, abre portas para a inovação financeira, oferecendo uma solução que beneficia investidores, seguradoras e o país como um todo, reforçando a possibilidade e a abrangência de proteção necessária ao desenvolvimento da sociedade brasileira.

Assessoria de Imprensa IRB(Re)

*Por Luciano Lopes Valina, gerente de Seguro Garantia do IRB(Re)

You may be interested

Seguro PME da CAPEMISA se consolida como solução eficiente
Capemisa Seguradora
56 Vizualizações
Capemisa Seguradora
56 Vizualizações

Seguro PME da CAPEMISA se consolida como solução eficiente

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

Em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, no qual pequenas e médias Empresas precisam equilibrar crescimento, gestão de pessoas e controle de custos, o começo…

Bradesco Seguros reforça educação financeira com game interativo
Bradesco Seguros
49 Vizualizações
Bradesco Seguros
49 Vizualizações

Bradesco Seguros reforça educação financeira com game interativo

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

Aprender sobre dinheiro pode ser simples. Essa é a proposta de Multiplique-me: Educação Financeira para Transformar Histórias, um curso interativo disponível no Espaço Universeg, que permite o download de…

Gallagher aponta controle de custos e segmentação de dados
Gallagher
60 Vizualizações
Gallagher
60 Vizualizações

Gallagher aponta controle de custos e segmentação de dados

Publicação - 2 de fevereiro de 2026

A Gallagher, uma das maiores empresas do mundo no segmento de seguros e gestão de riscos, apresenta os resultados do seu "Relatório de Tendências de Benefícios para…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin