A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do evento de lançamento do Manual Metodológico do System of Health Accounts (SHA) no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira, 12/6, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília. O encontro, realizado em formato híbrido, reuniu mais de 100 participantes para apresentar a publicação que oficializa no país a metodologia internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para monitorar de forma sistemática os recursos financeiros destinados à saúde.
O documento teve contribuições da ANS e de outras instituições públicas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fiocruz.
A diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participou da mesa de abertura do evento e destacou: “As contribuições da ANS no desenvolvimento do manual reforçam o nosso compromisso com a geração de dados estratégicos e com a integração entre a saúde suplementar e o SUS”, declarou.
Durante o encontro, o coordenador de Modelo Econômico-Financeiro dos Produtos, Heitor Werneck, e o assessor de informação e sistemas da Diretoria de Fiscalização da Agência, Marcio Nunes, apresentaram os dados da saúde suplementar.
“O resultado esperado deste trabalho é termos capacidade de produzir estimativas anuais e sistemáticas sobre os gastos em saúde no Brasil, com base na metodologia SHA. O manual deixará como legado a criação de registros padronizados e precisos, que poderão ser replicados e usados para qualificar tanto o SUS quanto a saúde suplementar”, detalhou Marcio Nunes.
A ANS participa do grupo coordenado pelo Ministério da Saúde desde o início dos trabalhos das Contas SHA no país e colaborou nas edições anteriores das contas, publicadas em 2018 e 2022. O novo manual consolida esse esforço e oferece uma base metodológica que amplia a transparência sobre como os recursos em saúde são utilizados, além de apoiar o planejamento e a formulação de políticas públicas.
Em 2024, o Brasil firmou parceria com a OCDE para adotar a metodologia SHA, que permite acompanhar de forma detalhada o financiamento e os gastos do setor de saúde, incluindo serviços oferecidos à população e a origem dos recursos. A padronização facilita a comparação com os gastos dos países membros da Organização, contribuindo para o aprimoramento da política econômica e do sistema de saúde.
“A participação da ANS é fundamental, já que cerca de 50% dos gastos em saúde no país vêm das despesas com planos de saúde. A padronização dessas informações ajudará a identificar padrões e pontos de melhoria, permitindo decisões mais assertivas e alinhadas às boas práticas internacionais, respeitando as especificidades do contexto brasileiro”, finalizou Carla Soares.
Clique aqui e confira a primeira edição do Manual Metodológico do System of Health Accounts – Brasil (SHA-BR).
Confira também o relatório completo da OCDE: Institucionalização das Contas de Saúde no Brasil.
Assessoria de Imprensa ANS
You may be interested

Youse e Lojacorr Seguros fecham parceria
Publicação - 27 de janeiro de 2026A Youse Negócios, vertical B2B da plataforma de seguros digitais Youse, anuncia uma parceria estratégica com a Lojacorr Seguros, a maior rede de Corretoras de Seguros do…

AXA lança Check-in de Saúde Mental
Publicação - 27 de janeiro de 2026A saúde mental vem tomando a atenção de pessoas, famílias e empresas. Dados globais indicam que 32% da população (AXA Mind Health Report) relata vivenciar questões de…

Profissional de Seguros debaterá o mercado de seguros de transportes
Publicação - 27 de janeiro de 2026As novidades, tendências e como o corretor pode se capacitar para atuar no mercado de seguros de transportes. Esses serão alguns dos temas do próximo programa Profissional…
Mais desta categoria

Bradesco Vida e Previdência lança suporte de IA Generativa para corretores
Publicação - 27 de janeiro de 2026











