00:00:00
15 Jun

Mapfre lança manifesto global por uma IA ética

10 de junho de 2025
79 Visualizações

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, lançou um manifesto global que propõe uma abordagem ética, humanista e responsável para o uso da inteligência artificial (IA). A iniciativa, inédita entre as empresas que compõem o IBEX 35, principal índice da bolsa de valores da Espanha, estabelece princípios para orientar o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia nas operações da companhia, com foco na proteção de dados, transparência e centralidade nas pessoas.

O manifesto da MAPFRE estabelece cinco princípios fundamentais para o uso da IA como, atuação em modelo híbrido (IA + pessoas), adoção responsável e alinhada aos objetivos estratégicos, proteção dos dados e da confiança dos clientes e corretores, estímulo ao desenvolvimento humano e compromisso com a sustentabilidade.

Paralelamente ao manifesto, a MAPFRE anunciou a criação de um Centro de Inteligência Artificial com atuação no Brasil, Espanha e Estados Unidos. O novo centro vai reunir especialistas dos três países para coordenar projetos, compartilhar soluções e acelerar a adoção da IA. A proposta é acelerar a adoção da tecnologia com segurança, consistência e escalabilidade, respeitando as particularidades regulatórias e culturais de cada região.

No Brasil, a empresa já utiliza ferramentas baseadas em inteligência artificial desde outubro de 2024. Nesse período, mais de 800 mil atendimentos passaram por algum tipo de análise com o uso da tecnologia, o que representa uma média mensal de mais de 160 mil interações.

Segundo Hugo Assis, diretor-geral de inovação e transformação da MAPFRE no Brasil, a tecnologia não deve ser vista como um fim em si, mas como uma ferramenta para melhorar a experiência do cliente e do corretor, ampliar o acesso e garantir transparência em todas as etapas do processo. “O manifesto reforça nosso compromisso com uma transformação digital que respeita as pessoas e a sociedade. Estamos investindo em uma inteligência artificial que apoia a jornada e fortalece a capacidade de análise em todas as áreas do negócio“, afirma.

Atualmente, a MAPFRE acumula mais de 115 casos de uso da tecnologia em suas operações globais, voltados principalmente para a automação de processos, personalização de produtos e ganho de eficiência no atendimento ao cliente e ao corretor. A empresa também utiliza IA para a prevenção de fraudes, por meio da identificação automatizada de padrões, e para a análise de sentimentos nas interações com clientes, o que tem contribuído para personalizar respostas, antecipar necessidades e melhorar indicadores como o NPS (Net Promoter Score).

Para acessar o Manifesto clique aqui.

InPress Porter Novelli

You may be interested

Junho Violeta: a importância da denúncia
Instituto Longevidade MAG
70 Vizualizações
Instituto Longevidade MAG
70 Vizualizações

Junho Violeta: a importância da denúncia

Publicação - 13 de junho de 2025

No mês em que celebramos a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, é fundamental trazer ao foco a importância de proteger nossos longevos. O período…

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor
Essor Seguros
74 Vizualizações
Essor Seguros
74 Vizualizações

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor

Publicação - 13 de junho de 2025

A plataforma foi criada com o objetivo de permitir que os mais diferentes tipos de empresas - corretoras de seguros; fintechs; startups; fabricantes; varejistas e e-commerce, independentemente do porte,…

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace
MetLife
74 Vizualizações
MetLife
74 Vizualizações

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace

Publicação - 13 de junho de 2025

As trilhas da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), recebem neste sábado (14), das 8h às 18h, a etapa final do Projeto Trilhas Bike Race, celebrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Seguro auto e residencial em uma única apólice
Porto
88 Vizualizações
88 Vizualizações

Seguro auto e residencial em uma única apólice

Publicação - 13 de junho de 2025
Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul
Grupo HDI
100 Vizualizações
100 Vizualizações

Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul

Publicação - 13 de junho de 2025
Capemisa participa da Conseguro 2025
Capemisa Seguradora
69 Vizualizações
69 Vizualizações

Capemisa participa da Conseguro 2025

Publicação - 13 de junho de 2025
Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”
Fenacor
105 Vizualizações
105 Vizualizações

Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”

Publicação - 13 de junho de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin