00:00:00
13 Sep

B3 realiza registro de Letra de Risco de Seguro

2 de junho de 2025
195 Visualizações

A B3, bolsa do Brasil, realizou o primeiro registro de Letra de Risco de Seguro (LRS), o título foi emitido pela Andrina SSPE, subsidiária integral do IRB(Re), empresa especializada em resseguros, no valor de R$ 33,7 milhões.

A Letra de Risco de Seguro é um título de renda fixa emitido por Sociedades Seguradoras de Propósito Específico (SSPEs), com intuito de financiar a subscrição de riscos de seguros e resseguros. De forma geral, as seguradoras transferem os riscos de sinistros para as SSPEs, que então emitem LRSs para captar recursos no mercado e financiar a transferência de risco.

O produto foi instituído pela Lei n° 14430, de agosto de 2022, e define que as SSPEs podem captar, por meio de emissão de LRS, os recursos necessários como garantias a riscos de seguros, previdência complementar, saúde suplementar, resseguro ou retrocessão. Os títulos de dívida podem ser adquiridos por investidores, que recebem um rendimento atrelado aos riscos da carteira de seguros.

“O início das emissões de LRS é um marco importante para o mercado, já que traz a oportunidade de um novo instrumento para a captação de recursos para as seguradoras e, por outro lado, para os investidores, é mais uma opção de produto de renda fixa para a diversificação de carteira”, comenta Leonardo Betanho, superintendente de produtos de Balcão da B3.

A B3 atua como registradora de LRS e de outros títulos de renda fixa, seja de captação bancária ou dívida corporativa. Dentre os títulos registrados na B3 estão: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra Financeira (LF), além de títulos de dívida como Debêntures, Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Notas Comerciais (NC), Cotas de Fundo de Investimento e outros.

“O mercado de renda fixa está se fortalecendo cada vez mais nos últimos anos. Na B3, o nosso papel é oferecer a infraestrutura adequada para garantir a segurança e a transparência no processo de negociação desses títulos” complementa Carlos Alcantara (foto), diretor de operações da B3.

Assessoria de Imprensa B3

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin