A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, acredita que a inovação é grande aliada na construção e na execução estratégica da empresa. Desde 2020, o Programa Impulso Lab estimula o intraempreendedorismo e a inovação entre os colaboradores, desafiando os profissionais da seguradora a testarem novas soluções para diferentes desafios. No ciclo 2024-25, os participantes puderam propor soluções para apoiar três desafios alinhados à estratégia de melhoria das jornadas com os clientes.
No ciclo 2024-25, foram submetidas 70 ideias, envolvendo 105 profissionais. O programa premiou os 6 times finalistas, que além de verem suas soluções ganhando escala, receberam reconhecimentos voltados ao desenvolvimento profissional.
“Com o Impulso Lab, conseguimos ir além da inovação convencional: é uma oportunidade de fomentar o intraempreendedorismo e valorizar ideias que surgem dentro de casa. É um processo em que ganham a empresa e o profissional. Ao mesmo tempo em que investimos no talento das pessoas, oferecendo capacitação e metodologia em inovação, transformamos ideias em soluções que impactam diretamente nossos processos produtos e resultados”, comenta Raquel Gaudêncio, Superintendente Executiva responsável pelas áreas de Estratégia, VMO, Governança Corporativa e Sustentabilidade da Brasilseg. “E, mais um ano, um dado de gênero chama a atenção: 83% das provas de conceito (“POCs”) foram lideradas por mulheres”.
Na avaliação de Mariana Santana, Gerente de Estratégia, Inovação e Inteligência de Mercado, o Impulso Lab está transformando a cultura de inovação na Brasilseg. “Mais do que gerar iniciativas e projetos, ele desperta um pensamento empreendedor nos colaboradores, incentivando a colaboração e a criatividade em todas as áreas. Acredito que estamos criando uma equipe mais engajada e alinhada com o futuro, na qual cada colaborador se vê como parte essencial da evolução da empresa.”
Ganhadores
Veja quais foram as ideias vencedoras da edição 2024-25:
1° lugar | Case ‘Chega de dar trabalho ao cliente’ | Objetivo: Melhorar a experiência do cliente rural.
2° Lugar | Case ‘Assina Fácil’ | Objetivo: Melhorar a jornada do cliente por meio de soluções digitais.
3° lugar | Case ‘Análise de Sinistros Rurais com Dados Georreferenciados’ | Objetivo: Tornar a análise de sinistro rural mais precisa e eficiente.
“A Brasilseg tem muito orgulho desse projeto. Reconhece e parabeniza o empenho, colaboração e o compromisso de cada profissional participante. Mais do que uma iniciativa de inovação, o Impulso LAB reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos profissionais e a orientação por aprimoramento contínuo”, comenta Raquel Gaudêncio.
FSB Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

