O mercado de seguros no Brasil segue em forte expansão, impulsionado principalmente pela demanda por seguros de vida. De acordo com um estudo elaborado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base em dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2024, o setor arrecadou R$ 72,7 bilhões em prêmios. No segmento de vida individual, o avanço tem sido ainda mais expressivo: a arrecadação do ramo cresceu 16,9% no ano passado, de acordo com a Susep, refletindo uma maior conscientização dos brasileiros sobre a importância da proteção financeira.
Nesse cenário de expansão, a Excelsior Seguros ultrapassou, em fevereiro deste ano, a marca de meio bilhão de reais em prêmio anualizado, consolidando sua trajetória de crescimento consistente. Entre 2023 e 2024, a companhia apresentou evolução de 33% no comparativo ano contra ano, bem acima da média de mercado. Parte desse desempenho vem da estratégia bem-sucedida de fortalecimento do portfólio de vida individual, em parceria com a Azos, insurtech referência no segmento
“O crescimento do mercado de seguros, especialmente no ramo de vida individual, mostra que o brasileiro está cada vez mais consciente sobre a importância da proteção financeira. Esses dados confirmam que tecnologia, personalização e agilidade são fundamentais para atender a essa nova demanda. O objetivo deve ser ampliar cada vez mais a democratização do acesso ao seguro de vida, com soluções que acompanhem a evolução das necessidades das famílias brasileiras”, comenta Rafael Cló, CEO e cofundador da Azos.
A parceria exemplifica um movimento crescente no mercado segurador: a combinação entre inovação tecnológica e tradição em gestão como estratégia para expansão sustentável. A tendência é sustentada por dados da FenaPrevi, que mostram que a intenção de contratação de seguros de vida e de proteção em vida — como invalidez e doenças graves — avançou de 26% para 33% entre 2022 e 2023, indicando uma mudança estrutural no perfil de consumo e a busca crescente por amparo financeiro em diferentes momentos da vida.
“O momento é de consolidar essa oportunidade e continuar expandindo o acesso à proteção financeira no Brasil, de forma simples, ágil e cada vez mais conectada às novas necessidades do consumidor”, conclui João Carlos Inojosa, Diretor técnico e comercial da Excelsior.
NR7
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

