O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 termina em 31 de maio. Com a proximidade da data, muitos contribuintes têm dúvidas sobre como declarar corretamente seus bens e aplicações financeiras, incluindo produtos como os títulos de capitalização.
“A correta declaração dos títulos de capitalização é fundamental para evitar pendências junto à Receita Federal. Mesmo que não tenha sido resgatado ou sorteado, ele deve ser informado como parte do patrimônio do contribuinte”, ressalta Douglas Duran (foto), superintendente sênior de Negócios da Bradesco Capitalização.
Veja como declarar seu título de capitalização no IRPF 2025:
- Informe o saldo: Para declarar, é necessário acessar o informe de rendimentos fornecido pela instituição financeira na qual contratou o produto. Nele, constará o saldo até 31 de dezembro de 2024.
- Utilize a ficha correta: O título de capitalização deve ser registrado na ficha “Bens e Direitos”, utilizando o código apropriado para “Outros bens e direitos”.
- Descreva adequadamente: No campo de descrição, informe detalhes como o tipo de título, o número do certificado e a instituição emissora.
- Informe valores: Informe o valor pago até a data-base (31/12/2024). Caso tenha feito resgates ou recebido prêmios, esses valores também devem ser informados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
- Atenção a resgates e sorteios: Caso tenha ocorrido sorteio ou resgate, o valor recebido será tributado de forma exclusiva e deve ser informado na ficha específica, conforme indicado no informe de rendimentos.
Neste ano, a obrigatoriedade da declaração se aplica a quem recebeu rendimentos superiores a R$ 33.888,00 em 2024. “Entretanto, ainda que esse valor não tenha sido atingido, é recomendável incluir o título de capitalização na declaração para evitar inconsistências junto à Receita Federal”, orienta Duran.
Edelman
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

