Na CAPEMISA Seguradora, o momento do sinistro é tratado como uma jornada de cuidado, não apenas como um processo técnico. Com esse olhar, a companhia implantou o Projeto Sinistro Consultivo, iniciativa que vem transformando a forma de regular e pagar indenizações, aliando empatia, clareza e presença ativa ao longo de toda a jornada do cliente.
O projeto consolida práticas como atendimento orientativo desde o primeiro contato, uso de linguagem acessível e escuta ativa, além de uma atuação próxima e sensível por parte da equipe. A proposta é garantir não só a agilidade do pagamento, mas também o acolhimento emocional e o entendimento de cada etapa por parte dos beneficiários.
“Mais do que pagar rapidamente, queremos que o cliente se sinta compreendido, assistido e respeitado. O Sinistro Consultivo é uma mudança cultural, em que assumimos o papel de guiar o beneficiário com empatia e responsabilidade. O resultado é uma experiência mais leve e humana, mesmo em momentos difíceis”, afirma Fernanda Tavares (foto), gerente de Regulação de Sinistros da CAPEMISA.
Essa transformação já se reflete em resultados expressivos: 82,9% das indenizações são pagas em até dois dias, e 98% em até quatro dias — desempenho muito superior ao prazo de 30 dias definido pela Susep. Em 2024, a CAPEMISA pagou R$ 140 milhões em sinistros, atendendo 7,7 mil ocorrências. Nos últimos quatro anos, foram mais de R$ 800 milhões pagos em cerca de 42 mil sinistros, comprovando a eficiência e o compromisso da seguradora com a proteção e respeito aos Clientes e beneficiários.
Essa postura consultiva vai na contramão do que aponta a pesquisa global da Capgemini (maio-junho/2024), que revela altos índices de insatisfação dos brasileiros com a regulação de sinistros. Entre os entrevistados, 56% consideram o processo complicado, 37% citam falta de clareza na comunicação e 30% sentem ausência de empatia por parte das seguradoras.
Na CAPEMISA, o investimento em tecnologia, capacitação técnica e humanização tem fortalecido a credibilidade da companhia junto a clientes e corretores. “O sinistro é a ‘hora da verdade’. É quando o cliente ou seu beneficiário percebe se o seguro cumpre o que prometeu. E para nós, é o momento de demonstrar excelência técnica, sensibilidade e compromisso com quem mais precisa de apoio”, conclui Fernanda.
Danthi
You may be interested

João Geo Neto assume diretoria na FenSeg
Publicação - 7 de maio de 2025O CEO da Pottencial Seguradora, empresa líder no mercado brasileiro de Seguro Garantia, João Géo Neto, tomou posse de uma das 25 cadeiras da diretoria da Federação…

IBA traz a primeira edição do Joint Colloquia
Publicação - 7 de maio de 2025O Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e a International Actuarial Association (IAA) promovem a primeira edição Latam do JoCo (Joint Colloquia) em São Paulo, entre os dias…

Bradesco Seguros apresenta estratégias com IA em evento
Publicação - 7 de maio de 2025Nesta semana, Caio Oliveira (foto), superintendente sênior da Central de Atendimento do Grupo Bradesco Seguros, representou a companhia no IACX (Inteligência Artificial Aplicada ao Customer Experience), promovido…
Mais desta categoria

Tokio Marine é reconhecida pela excelência na gestão de projetos no PMO Awards 2024
Publicação - 7 de maio de 2025

