O feriado de 1º de maio – Dia do Trabalho – é uma data importante para se refletir sobre direitos e condições laborais. A data tem origem em Chicago (EUA), no século 19, quando trabalhadores se mobilizaram em luta por melhores condições. No Brasil, foi o então presidente Arthur Bernardes quem instituiu sua celebração, embora tenha sido Getúlio Vargas quem teve mais protagonismo no tema.
É hora de falar sobre as profissões e suas respectivas importâncias para o País. De acordo com Wellington Jones, CMO da OON Seguradora, a indústria de seguros é uma atividade de grande relevância para a economia doméstica.
“Nosso setor gera cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos, além de cuidar de milhares de brasileiros. É inegável o seu papel na movimentação do mercado de trabalho”, afirma. De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), em 2024, o segmento de seguros do Brasil arrecadou R$ 435,56 bilhões.
A OON Seguradora lista 10 funções desempenhadas no setor, que se beneficia diretamente da competência desses profissionais. “O momento é oportuno para reconhecer esses trabalhadores que, juntos, fazem essa engrenagem se movimentar, além de zelar pela população”, acrescenta o executivo.
- Corretor de seguros: Responsável por intermediar a contratação de seguros entre clientes e seguradoras, oferecendo as melhores opções conforme o perfil do segurado.
- Atuário: Especialista em estatística que calcula riscos e projeta valores de prêmios, indenizações e reservas técnicas.
- Analista de produtos de seguros: Desenvolve e ajusta produtos de seguro, avaliando o comportamento do mercado e as necessidades dos clientes.
- Profissional de TI: Cuida da infraestrutura tecnológica, sistemas e segurança de dados essenciais para o funcionamento digital da seguradora.
- Desenvolvedor de software: Cria e mantém plataformas e aplicativos que conectam clientes, corretores e a seguradora de forma ágil e segura.
- Analista de sinistros: Avalia solicitações de indenizações, verifica documentos e define a procedência e os valores de pagamento.
- Gestor de operações: Coordena processos internos, integra áreas e garante o cumprimento das metas operacionais da seguradora.
- Profissional de atendimento ao cliente: Presta suporte ao segurado em dúvidas, solicitações e sinistros, garantindo uma boa experiência com a marca.
- Especialista em compliance: Assegura que a seguradora siga normas legais e regulatórias, prevenindo riscos e fraudes.
- Analista de riscos: Identifica e avalia riscos que possam impactar a seguradora, propondo estratégias de mitigação.
Oficina de Relações Públicas
You may be interested

A importância do seguro de auto em tempos de enchentes
Publicação - 28 de abril de 2025Eventos climáticos estão se tornando cada vez mais recorrentes e intensos no Brasil. Nos últimos anos, fenômenos naturais severos, como enchentes, têm atingido o país com um…

Café do CVG-SP analisa impactos da nova Lei de Seguros
Publicação - 28 de abril de 2025O CVG-SP reuniu um time de especialistas para analisar os principais pontos da nova Lei de Seguros com enfoque no seguro de vida, no dia 23 de…

Ardonagh adquire a corretora suíça SRB Assekuranz Broker AG
Publicação - 28 de abril de 2025O Grupo Ardonagh, uma das maiores plataformas independentes de distribuição de seguros do mundo, anuncia hoje a aquisição da corretora SRB Assekuranz Broker AG ("SRB"), sediada em…
Mais desta categoria



