O feriado de 1º de maio – Dia do Trabalho – é uma data importante para se refletir sobre direitos e condições laborais. A data tem origem em Chicago (EUA), no século 19, quando trabalhadores se mobilizaram em luta por melhores condições. No Brasil, foi o então presidente Arthur Bernardes quem instituiu sua celebração, embora tenha sido Getúlio Vargas quem teve mais protagonismo no tema.
É hora de falar sobre as profissões e suas respectivas importâncias para o País. De acordo com Wellington Jones, CMO da OON Seguradora, a indústria de seguros é uma atividade de grande relevância para a economia doméstica.
“Nosso setor gera cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos, além de cuidar de milhares de brasileiros. É inegável o seu papel na movimentação do mercado de trabalho”, afirma. De acordo com a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), em 2024, o segmento de seguros do Brasil arrecadou R$ 435,56 bilhões.
A OON Seguradora lista 10 funções desempenhadas no setor, que se beneficia diretamente da competência desses profissionais. “O momento é oportuno para reconhecer esses trabalhadores que, juntos, fazem essa engrenagem se movimentar, além de zelar pela população”, acrescenta o executivo.
- Corretor de seguros: Responsável por intermediar a contratação de seguros entre clientes e seguradoras, oferecendo as melhores opções conforme o perfil do segurado.
- Atuário: Especialista em estatística que calcula riscos e projeta valores de prêmios, indenizações e reservas técnicas.
- Analista de produtos de seguros: Desenvolve e ajusta produtos de seguro, avaliando o comportamento do mercado e as necessidades dos clientes.
- Profissional de TI: Cuida da infraestrutura tecnológica, sistemas e segurança de dados essenciais para o funcionamento digital da seguradora.
- Desenvolvedor de software: Cria e mantém plataformas e aplicativos que conectam clientes, corretores e a seguradora de forma ágil e segura.
- Analista de sinistros: Avalia solicitações de indenizações, verifica documentos e define a procedência e os valores de pagamento.
- Gestor de operações: Coordena processos internos, integra áreas e garante o cumprimento das metas operacionais da seguradora.
- Profissional de atendimento ao cliente: Presta suporte ao segurado em dúvidas, solicitações e sinistros, garantindo uma boa experiência com a marca.
- Especialista em compliance: Assegura que a seguradora siga normas legais e regulatórias, prevenindo riscos e fraudes.
- Analista de riscos: Identifica e avalia riscos que possam impactar a seguradora, propondo estratégias de mitigação.
Oficina de Relações Públicas
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

