00:00:00
13 Sep

Agenda institucional do mercado prevê ampliar títulos de capitalização como garantia

25 de abril de 2025
185 Visualizações

A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) marcou presença no lançamento da Agenda Institucional do Setor de Seguros, edição 2025, em Brasília, no último dia 23 de abril. Em seu terceiro ano consecutivo, a publicação é elaborada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e desta vez destaca uma importante frente de atuação para o segmento de Capitalização: a inclusão dos títulos como garantia em contratos de empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O presidente da FenaCap, Denis Morais (foto), que acompanhou o lançamento da Agenda Institucional, explica que a atualização da Lei de Licitações 14.133/ 2021, ocorrida em 2023, já permite o uso dos Títulos de Capitalização como garantia em processos de licitações e contratações públicas e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

“Avançamos em uma pauta estratégica, que busca consolidar os Títulos de Capitalização como uma alternativa viável e inovadora de garantia em licitações. Essa iniciativa fortalece o setor e, ao mesmo tempo, contribui para a modernização das contratações públicas no Brasil”, afirma Morais.

Para estruturar essa atuação, a Federação criou um Grupo de Trabalho de Licitações que, desde o ano passado, vem definindo estratégias, metas e atividades. Entre as próximas ações estão reuniões com stakeholders e a realização de eventos itinerantes para apresentar os benefícios e as aplicações da Capitalização com essa finalidade. O objetivo é ampliar o entendimento de agentes públicos e ofertantes sobre o uso adequado dos Títulos de Capitalização, além de propor modelos padronizados de produtos que levem segurança jurídica e operacional ao mercado.

Outro destaque da Agenda Institucional é a inclusão da figura do beneficiário nos Títulos de Capitalização para facilitar que as famílias acessem os recursos deixados por parentes falecidos.

De acordo com o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a Agenda Institucional apresenta à sociedade, de forma organizada, os temas fundamentais para a ampliação do seguro em todo o país. São ações pensando na competitividade, no desenvolvimento e na sustentabilidade do mercado nacional de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. O lançamento teve a participação de executivos das principais seguradoras, parlamentares, autoridades do Governo Federal e do Judiciário e de representantes dos estados.

Danthi

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
95 Vizualizações
CNseg
95 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin