Impulsionada pelo surgimento de tecnologias inovadoras, a indústria brasileira de seguros vem experimentando, nos últimos anos, um ciclo virtuoso de transformações como nunca antes visto. As mudanças são profundas e estruturais, e modificaram, para sempre, a maneira como se faz negócios em seguros no nosso País.
Inteligência Artificial, Transformação Digital, Insurtechs, Sandbox, Open Insurance… esses são alguns termos e expressões que passaram a fazer parte do vocabulário do setor… e vieram para ficar!
Some-se a isso a publicação recente de duas importantes leis, a nº 213/2025, que trata da regulamentação da atividade das mútuas, e a n° 15.040/2024, a Lei do Contrato de Seguro, e temos o cenário ideal para que o mercado de seguros finalmente dê os saltos qualitativo e quantitativo que há muito se espera.
Não por coincidência, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), principal instituição de ensino em seguros e áreas afins da América Latina, vive um momento único em sua história. Isso porque cabe a ela formar e qualificar os profissionais que estão fazendo esta verdadeira revolução em nosso setor.
Em um mercado tão dinâmico, tão mutável, tão diferente daquele que tínhamos há poucos anos, é preciso se reinventar para continuar competitivo e bem-sucedido. E é para isso que a ENS existe, para garantir aos profissionais de seguros a contínua capacitação que lhes permitirá uma atuação no estado da arte.
Para cumprir essa missão da melhor maneira, estamos sempre acompanhando as transformações do setor e promovendo inovações em todas as frentes em que atuamos. Apenas para destacar algumas ações recentes que empreendemos, podemos citar a criação de novas categorias de programas educacionais, o lançamento de cursos específicos para as leis citadas, o desenvolvimento de imersões internacionais inéditas, a revisão de materiais didáticos, a modernização de nossas instalações e a construção de estúdios multimídia em nossas sedes.
A ENS é constituída por DNA único, que alia a expertise adquirida ao longo de mais de 53 anos com a vocação e o desejo contínuos de inovar. Em momentos cruciais do mercado de seguros, como o que estamos vivendo, nossa Escola sempre atuou como protagonista, se antecipando para atender rapidamente às necessidades de treinamento do setor. E assim ela continuará.
Comunicação ENS
*Por Lucas Vergilio, presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS)
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









