Apesar de ser uma ferramenta essencial para garantir segurança financeira, o seguro de vida ainda é pouco compreendido e utilizado pelos brasileiros. Segundo especialistas, a falta de informação sobre suas vantagens pode colocar muitas famílias em situação de vulnerabilidade diante de imprevistos.
“No Brasil, ainda existe a ideia de que seguro de vida é um gasto desnecessário, quando na verdade é um investimento na proteção da família e do patrimônio”, explica Rodrigo Gedra, sócio-proprietário da North Business Team, plataforma que conecta corretores a diversas seguradoras, permitindo soluções mais personalizadas para a população. “Muita gente não sabe que um seguro pode cobrir não apenas falecimento, mas também invalidez, doenças graves e até despesas médicas”.
De acordo com dados recentes de um estudo da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nas informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), apenas 17% da população adulta brasileira possui algum tipo de cobertura de seguro de vida, sendo que 58% destes seguros são na modalidade coletiva, oferecida por empresas aos seus colaboradores. Isso significa que cerca de 82% dos brasileiros não têm nenhum tipo de seguro de vida, um dado alarmante, especialmente quando se considera o cenário de incertezas da vida cotidiana.
A baixa adesão ao seguro de vida no país está diretamente ligada à falta de cultura em educação financeira, em que grande parte da população foca apenas no curto prazo e em gastos imediatos, sem planejamento para o futuro. Essa mentalidade pode gerar vulnerabilidade financeira, principalmente quando ocorrem imprevistos como doenças, acidentes ou a perda de um provedor da família.
“Educação financeira não é só sobre poupar dinheiro ou investir, mas também sobre proteger o que já foi conquistado”, destaca Clayton Monteiro, também sócio da North Business Team. “O seguro de vida faz parte dessa estratégia de proteção, garantindo que uma emergência não se torne uma crise financeira irreversível”.
Além da segurança financeira, os especialistas ressaltam que o seguro de vida pode ser moldado conforme o perfil do segurado, atendendo desde profissionais autônomos a famílias inteiras. Dessa forma, ele se torna uma peça fundamental no planejamento financeiro, ajudando a construir um futuro mais estável e previsível.
Com o avanço da conscientização sobre a importância do planejamento financeiro, o seguro de vida tende a ganhar mais espaço entre os brasileiros.
Conheça mais sobre a North Business Team, plataforma especializada em seguro de vida e consórcios com assessoria para corretores pelo perfil oficial na rede social: Instagram | @northbusinessteam .
Tip Mídia
Foto: Fundadores da North, Rodrigo Gedra e Clayton Monteiro
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

