A MAPFRE, companhia global do setor segurador e financeiro, encerrou 2024 com um lucro líquido de 255 milhões de euros no Brasil, um salto de 9,5% em relação ao ano anterior. A companhia também registrou um total de 4,8 bilhões de euros em prêmios emitidos no país em 2024, uma queda de 6,5% na comparação com 2023. A operação LATAM, que inclui o Brasil, continua sendo a maior contribuidora para o lucro do da companhia, totalizando 408 milhões de euros (aumento de 34 milhões de 2023 para 2024).
O segmento de Não Vida foi um dos grandes responsáveis pelo sólido desempenho da MAPFRE no Brasil em 2024 e seu índice combinado teve uma melhora significativa e atingiu 72,8%, impulsionado pela redução de 6,7 pontos em Seguros Gerais (que apresentou um Índice Combinado de 63,2%) devido principalmente ao bom desempenho do ramo agrícola. O índice combinado de seguro auto também melhorou em 1,3 pontos. Já o negócio de Vida Risco, por sua vez, continua contribuindo significativamente para o resultado da companhia apresentou um sólido índice combinado de 84,2%.
Em moeda local, o crescimento dos prêmios foi de 1,7%, com destaque para os ramos de Vida Risco e Seguros Gerais, que cresceram 2,2%. Ambos os segmentos cresceram apesar de terem sido impactados pela redução na atividade comercial decorrente do aumento na taxa de juros. O ramo agrícola foi afetado especialmente pelos preços das commodities.
Segundo Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE no Brasil, a empresa tem mantido um ritmo consistente de crescimento, investindo continuamente nas soluções para seus canais de distribuição. Além disso, a oferta multiproduto e a bem-sucedida parceria com o Banco do Brasil permitem que a companhia alcance mais clientes, proporcionando a flexibilidade e conveniência que eles esperam de uma empresa líder de mercado.
“O Brasil continua sendo um mercado essencial para a MAPFRE, demonstrando resiliência mesmo em um ambiente de mercado volátil. Vamos continuar crescendo de forma contínua e consistente, consolidando nossa posição de liderança no mercado segurador brasileiro. Nossos números são reflexo do nosso posicionamento como uma companhia estável, orientada a resultado, fruto de um planejamento estratégico participativo e de um bom clima organizacional. E é dessa forma que seguiremos em 2025, focados no cuidado das pessoas com a prestação de serviços de excelência e na relação cada vez mais próxima com nossos clientes, distribuidores, fornecedores, acionistas e nossa sociedade de forma geral“, conclui o executivo.
Lucro global cresce 29%
Considerando todos os países em que opera, o lucro atribuível da companhia totalizou 902 milhões de euros, o que representa uma alta de 29% na comparação com o ano anterior. Os prêmios cresceram 4,5% e atingiram 28 bilhões de euros com avanços na maioria das linhas de negócios, enquanto as receitas ultrapassaram 33 bilhões de euros.
A MAPFRE RE, que inclui o negócio de resseguros e riscos globais da companhia, registrou um resultado histórico de 325 milhões de euros (81 milhões de euros a mais na comparação com o ano de 2023).
InPress Porter Novelli
Foto: Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE no Brasil.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

