Com a chegada das férias de verão, o mercado de locação de imóveis para temporada registra alta na demanda, reflexo do desejo dos brasileiros por lazer e descanso. A superintendente de seguros massificados da MAPFRE, Andrea Nogueira, alerta que é essencial verificar se os imóveis estão devidamente protegidos por seguros.
“Para quem disponibiliza sua propriedade para locação, a proteção por meio de apólices é indispensável. Isso assegura tranquilidade em caso de imprevistos, como danos estruturais ou emergências domésticas”, afirma a executiva.
Andrea explica que o seguro residencial é essencial para proteger o patrimônio do imóvel e os bens do segurado. “Ele cobre danos causados por incêndios, roubos, vendavais e outros sinistros, além de incluir serviços de manutenção, comodidade, preventivos e emergenciais, como encanador, chaveiro e eletricista. É uma garantia de conveniência e segurança”, detalha.
Tranquilidade nas férias
O crescente interesse por plataformas digitais de aluguel por temporada aumenta a necessidade de seguros para atender à rotatividade e ao uso intensivo dos imóveis. “Muitos proprietários ainda não sabem que existem seguros customizados para imóveis listados em plataformas na internet, que oferecem cobertura para danos causados por inquilinos durante a estadia, algo cada vez mais procurado no mercado“, explica Andrea.
Para imóveis destinados à locação habitual, o seguro imobiliário também deve ser considerado. Essa modalidade atende às exigências da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) e cobre despesas relacionadas à manutenção do imóvel locado. “Além disso, é possível contratar assistência 24h, que auxilia inquilinos com serviços de manutenção, promovendo uma experiência mais segura para ambas as partes”, explica.
Um ponto importante, segundo a especialista, é a obrigatoriedade do seguro contra incêndios para imóveis alugados, cuja contratação pode ser negociada entre locador e locatário. “Ele garante proteção contra prejuízos estruturais e danos a bens próprios, de vizinhos ou áreas comuns, trazendo mais tranquilidade para todos os envolvidos”, pontua.
A superintendente de seguros massificados da MAPFRE conclui que o período de férias é um momento ideal para refletir sobre a importância dos seguros. “Eles não são apenas uma proteção financeira, mas uma ferramenta que garante tranquilidade, preserva o patrimônio e evita gastos inesperados que podem comprometer os planos de descanso. Investir em seguros é cuidar do bem-estar e da segurança de todos”.
InPress Porter Novelli
Foto: Andrea Nogueira, Superintendente de seguros massificados da MAPFRE.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

