00:00:00
15 Jun

Relatório de Atividades das Ouvidorias 2023 aponta índice histórico

3 de janeiro de 2025
163 Visualizações

A CNseg acaba de lançar a 8ª edição de seu Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros, com dados de 2023. O documento abrange os números e informações relativas às demandas tratadas no ano pelas ouvidorias do setor segurador brasileiro, fornecendo um panorama detalhado e atualizado das interações entre consumidores e essas entidades, além do relato das ações da Comissão de Ouvidoria junto aos consumidores e aos órgãos de defesa do consumidor e reguladores.

Em 2023, foram registradas pelas 116 ouvidorias das empresas do setor cadastradas, 217.397 demandas. Deste total, 214.828 referem-se aos segmentos de Seguros Gerais. O ramo de Seguro de Automóveis foi o que apresentou maior número de demandas (54,2%). Já na Saúde Suplementar, a maioria das demandas se relacionava aos planos Coletivo Empresarial – Médico Hospitalar (34,6%). Em Seguros de Pessoas, 53,1% das demandas eram sobre o Seguro Prestamista e em Previdência Complementar Aberta, 44% das delas eram em relação aos Planos Individuais – Risco (44%), enquanto no segmento da Capitalização, 94,4% se referiam à modalidade Tradicional. E, além disso, ainda houve 2.569 demandas registradas pelas Seguradora Lider-DPVAT.

O documento também aponta que 27,7% das demandas relativas a Seguros, Previdência Complementar Aberta e Capitalização chegaram às ouvidorias por meio da plataforma Consumidor.Gov.br e 27% via telefone. Já os meios remotos e demais canais indiretos corresponderam a 17% das demandas, enquanto as demandas envolvendo Saúde Suplementar chegaram em 59,1% das vezes via telefone e em 12,1% das vezes via os sites das empresas.

Também cabe destacar que 61% das demandas referentes a Seguros Gerais, Seguros de Pessoas, Previdência Complementar Aberta e Capitalização foram consideradas improcedentes, enquanto na Saúde Suplementar esse índice foi de 52,4%.

Quanto ao tempo de resposta das demandas, 54,2% das mesmas ocorreram em até 10 dias, com apenas 6,3% passando dos 30 dias.

Índice de Efetividade das Ouvidoria apresenta resultado histórico

Um tópico que se destaca no Relatório é o “Índice de Efetividade das Ouvidorias”, que foi elaborado com a contribuição de 69,73% das empresas participantes da Comissão das Ouvidorias da CNseg, correspondendo a 149.815 demandas computadas. Isso demonstra que em 2023, 98,6% das demandas tratadas nas ouvidorias não se desdobraram em ações judiciais ou em multas aplicadas pelos Procons. Trata-se de um percentual histórico, jamais alcançado desde o início do levantamento, evidenciando a evolução no atendimento às demandas dos consumidores.

“A sustentabilidade de qualquer setor econômico está intimamente relacionada à satisfação dos consumidores e ao aprimoramento constante dos processos e as ouvidorias das empresas do setor de seguros contribuem diretamente para essa satisfação e esse aprimoramento, sendo importantes ferramentas de governança”, destaca o presidente da Comissão de Ouvidoria da CNseg, Silas Rivelle.

O Relatório também destaca o papel das ouvidorias do setor segurador na mediação de conflitos e na defesa dos direitos dos consumidores, sendo elas também responsáveis por propor melhorias nos processos internos das empresas com base na análise das queixas recebidas.

>> A íntegra do Relatório de Atividades das Ouvidorias do Setor de Seguros de 2023 pode ser acessada clicando aqui.

Assessoria de imprensa da CNseg

You may be interested

Junho Violeta: a importância da denúncia
Instituto Longevidade MAG
78 Vizualizações
Instituto Longevidade MAG
78 Vizualizações

Junho Violeta: a importância da denúncia

Publicação - 13 de junho de 2025

No mês em que celebramos a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, é fundamental trazer ao foco a importância de proteger nossos longevos. O período…

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor
Essor Seguros
91 Vizualizações
Essor Seguros
91 Vizualizações

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor

Publicação - 13 de junho de 2025

A plataforma foi criada com o objetivo de permitir que os mais diferentes tipos de empresas - corretoras de seguros; fintechs; startups; fabricantes; varejistas e e-commerce, independentemente do porte,…

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace
MetLife
86 Vizualizações
MetLife
86 Vizualizações

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace

Publicação - 13 de junho de 2025

As trilhas da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), recebem neste sábado (14), das 8h às 18h, a etapa final do Projeto Trilhas Bike Race, celebrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Seguro auto e residencial em uma única apólice
Porto
99 Vizualizações
99 Vizualizações

Seguro auto e residencial em uma única apólice

Publicação - 13 de junho de 2025
Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul
Grupo HDI
112 Vizualizações
112 Vizualizações

Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul

Publicação - 13 de junho de 2025
Capemisa participa da Conseguro 2025
Capemisa Seguradora
86 Vizualizações
86 Vizualizações

Capemisa participa da Conseguro 2025

Publicação - 13 de junho de 2025
Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”
Fenacor
117 Vizualizações
117 Vizualizações

Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”

Publicação - 13 de junho de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin