Viajar é um dos maiores prazeres da vida, mas, por mais que sejam planejados cada detalhe, imprevistos podem acontecer e o Seguro Viagem se torna um aliado indispensável para que os momentos inesperados não transformem as férias dos sonhos em pesadelos. Mas por que contratar um Seguro Viagem? E como o corretor de seguros pode ajudar seus clientes a tomarem a decisão certa?
O Seguro Viagem oferece proteção contra diversos imprevistos que podem surgir durante a viagem. Seja para emergências médicas, cancelamento de voos, extravio de bagagens ou até mesmo situações jurídicas no exterior, ter um seguro adequado pode fazer toda a diferença. No entanto, muitos viajantes ainda não reconhecem a importância desse tipo de proteção, o que abre uma oportunidade para os corretores de seguros.
Para André Moreno, diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr: “o Seguro Viagem não é um ‘extra’ ou algo a ser contratado apenas quando exigido para entrar em um país. Deveria ser considerado um item indispensável para viajar tranquilo, principalmente com filhos”. Ele reforça que, ao viajar, é preferível garantir uma cobertura que ofereça segurança a ter que enfrentar custos elevados com emergências inesperadas. “É melhor viajar tranquilo e protegido do que depois ter que acertar a conta de um exame, de um atendimento emergencial em um médico, dentista ou hospital.”
O papel do corretor
A atuação do corretor de seguros é importante para que o viajante faça a escolha certa do seguro. Como o mercado de Seguro Viagem cresce no Brasil, o corretor se torna a principal fonte de orientação e personalização das coberturas. De acordo com Moreno: “É necessário escolher uma apólice de Seguro Viagem abrangente e adequada ao destino. Mesmo em locais onde o Seguro Viagem não é obrigatório, a recomendação é contratar uma cobertura que garanta atendimento adequado às necessidades do viajante”.
Muitas vezes, os viajantes recorrem a coberturas genéricas, adquiridas por meio de plataformas digitais ou agências de viagens, sem considerar suas necessidades específicas. O corretor é a peça-chave para garantir uma experiência personalizada, adequando a apólice ao tipo de viagem, destino e atividades do cliente. E é o profissional com a capacidade de personalizar a oferta de seguros, levando em consideração o perfil do viajante e as características da viagem. Por exemplo, um viajante que planeja realizar atividades de risco, como esportes radicais, precisará de um seguro específico.
Já aqueles que viajam a trabalho ou com a família podem necessitar de coberturas mais básicas, mas igualmente importantes. Além disso, o corretor deve alertar seus clientes sobre exigências legais, como a obrigatoriedade de seguro saúde para a entrada em países do Tratado de Schengen.
Seguro Viagem: um mercado em expansão
O mercado de Seguro Viagem no Brasil tem mostrado números impressionantes de crescimento. Nos primeiros meses de 2024, a arrecadação cresceu 9,5%, impulsionada pela alta nas viagens internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou um aumento de 23,1% no número de embarques, com destaque para as viagens à Europa, que tiveram um incremento de 16% no número de brasileiros viajando para o continente.
Moreno destaca que, com o aumento no número de viajantes, surge uma demanda crescente por seguros que ofereçam a cobertura necessária. “Com o aumento do fluxo de viajantes, os imprevistos se tornam mais comuns. Ter um Seguro Viagem significa garantir assistência em situações que podem surgir, como problemas de saúde, extravio de bagagem ou atrasos”, afirma.
Lide Multimídia
You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Publicação - 7 de janeiro de 2026A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Publicação - 7 de janeiro de 2026Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Publicação - 7 de janeiro de 2026Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…
Mais desta categoria



Faturamento na Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine
Publicação - 7 de janeiro de 2026









