Em junho de 2024, a Porto lançou o Afro Horizontes, uma jornada de desenvolvimento dedicada a apoiar o crescimento dos colaboradores negros da companhia, que hoje somam mais de 4 mil pessoas em seu quadro e representam 38% do total, sendo 24% em cargos de liderança. A iniciativa foi criada para ampliar as possibilidades de aprendizado e evolução profissional, oferecendo trilhas de aprendizagem, palestras e painéis ao longo do ano. O projeto foi estruturado dentro do programa Juntos, em parceria com a área de Aprendizagem da Porto.
Em sua estreia, o programa contou com uma palestra ministrada por Ana Bavon, CEO da B4People, que trouxe um contexto histórico e social sobre raça e negritudes, promovendo reflexões sobre autoconhecimento e identidade. Já em julho, a Porto proporcionou uma palestra liderada pela atriz e apresentadora Adriana Alves, fundadora da Amoyá Hub de Ideias e da startup Lupa, que abordou a importância da autoestima como potencializadora do crescimento pessoal e profissional da população negra.
No mês de outubro, o programa avançou com um painel especial, no qual três lideranças negras da Porto – Evanildo Souza, diretor de Atendimento; Jorge Vasconcellos, coordenador Administrativo da Azul Seguros; e Renata Soares, supervisora de Atendimento – compartilharam suas trajetórias. Com base em suas experiências, eles ofereceram dicas aos participantes, incentivando e empoderando outras pessoas negras que desejam ocupar cargos de liderança.
“Fiquei muito feliz em contribuir com o Afro Horizontes e compartilhar minha história. É gratificante poder participar de uma iniciativa que valoriza e promove o crescimento dos colaboradores negros”, destaca Evanildo Souza. Renata Soares também complementa: “O Afro Horizontes é uma oportunidade importante para fortalecermos nossa presença e construirmos um ambiente cada vez mais inclusivo. Ter esse momento de troca com outros colaboradores foi muito positivo”.
Em novembro, o Afro Horizontes promoveu um encontro conduzido por Leandro Correia, da Consultoria Carreira Preta. O palestrante aplicou a metodologia de “Carreira Consciente”, focada em fortalecer a autonomia e o potencial dos profissionais negros, abordando temas como responsabilidades, práticas, trajetória, performance e propósito.
“Na Porto, acreditamos que diversidade não é apenas uma pauta, mas um compromisso contínuo com a inclusão e o desenvolvimento de pessoas. O Afro Horizontes é um exemplo de como podemos transformar esse compromisso em ações concretas, que impactam diretamente a vida dos nossos colaboradores negros. Para o próximo ano, nosso foco será expandir ações que acelerem talentos e integrem os temas de raça e etnia, de forma ainda mais consistente, em toda a companhia”, destaca Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Com um público de mais de 880 pessoas e um índice de satisfação geral (NPS) de 96 – do programa, a jornada Afro Horizontes reflete o comprometimento da empresa em promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e equânime. A Porto também mantém um grupo de afinidade dedicado a raça e etnia, voltado para promover ações e desenvolver uma agenda focada na equidade racial, com ênfase em ouvir os colaboradores, identificar necessidades de mudança e implementar melhorias. A companhia reconhece que ainda há um longo percurso pela frente, mas está comprometida em seguir avançando nessa jornada.
PROS Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

