Em 2024, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) realizou sua primeira imersão internacional na cidade do Porto, em Portugal. O treinamento “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição de Seguros” mostrou, a 26 executivos brasileiros, o papel crescente da cidade como importante centro do setor de seguros daquele país.
A advogada e of counsel da área de Seguros e Resseguros do escritório Campos Mello Advogados, Mariana Cavalcanti Jardim, integrou a turma pioneira e compartilhou suas impressões sobre a experiência de aprofundar conhecimentos no mercado europeu de seguros.
“O Porto está se tornando um novo centro do mercado de seguros em Portugal. Viver essa imersão foi uma oportunidade única de participar ativamente e compreender as particularidades do mercado europeu, suas regulamentações e desafios”, destacou.
Em entrevista ao portal de notícias da ENS, o Acontece, a executiva revelou detalhes da vivência na cidade e do impacto que o treinamento teve em sua carreira.
Mergulho profundo no mercado europeu
Para Mariana Jardim, a imersão foi mais do que um exercício acadêmico. “Foi uma forma de traçar paralelos com a realidade brasileira e absorver práticas que podem ser aplicadas no meu trabalho”, afirmou.
Os cinco dias de atividades possibilitaram, segundo ela, um aprendizado repleto de teoria e prática. “O curso proporcionou um mergulho profundo no mercado de seguros europeu e uma oportunidade valiosa de networking com profissionais de diferentes áreas. As discussões e trocas foram enriquecedoras e ampliaram a minha visão sobre o setor”, explicou.
Um dos aspectos mais relevantes da imersão, segundo Jardim, foi a abordagem sobre transformação digital. “Pudemos observar como as novas tecnologias estão moldando o setor e de que forma as empresas estão se adaptando a essas mudanças. Os insights gerados ajudaram a vislumbrar o futuro do mercado e a pensar como essas inovações podem ser aproveitadas em outros contextos”, relatou.
Porto, inspiração e modernidade
De acordo com a advogada, a cidade e seu ambiente encantador tiveram papel fundamental para ampliar positivamente a experiência. “Porto é uma cidade linda e vibrante, cheia de história e cultura. O campus da universidade na qual o curso foi realizado ofereceu uma estrutura moderna e acolhedora, tornando o aprendizado ainda mais dinâmico e envolvente”, ressaltou.
Um dos momentos mais marcantes do curso, para ela, foi a visita à sede da Ageas, reconhecida por sua inovação e compromisso com a sustentabilidade. “Ver de perto como a tecnologia está integrada aos processos e como a sustentabilidade é uma prioridade, foi inspirador. Mostrou como o mercado de seguros pode ser um agente de mudança para um futuro mais sustentável”.
A executiva também enfatizou a importância dos eventos sociais. “Foram ricos e facilitaram as novas conexões. O happy hour na MDS e o jantar de encerramento oferecido pela Prévoir fortaleceram os laços entre os participantes e criaram amizades duradouras. É curioso perceber que, aos 40 anos, ainda posso fazer amigos em um curso no exterior”, brincou.
Segunda turma
Com o êxito da primeira edição, a ENS já abriu inscrições para a turma de 2025, que será sediada novamente no Porto.
As aulas acontecerão entre 19 e 23 de maio e, para participar, os interessados devem ter curso superior completo e ao menos dois anos de experiência no mercado de seguros.
Assessoria de imprensa da ENS
Foto: Mariana Jardim, Advogada e of counsel da área de Seguros e Resseguros do escritório Campos Mello Advogados.
You may be interested
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…
Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Publicação - 19 de novembro de 2024A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…
Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Publicação - 19 de novembro de 2024A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…