00:00:00
21 Nov

Mutualismo e Gestão Eficiente nos Planos Odontológicos

5 de novembro de 2024
74 Visualizações

Os Planos Odontológicos operam com base no princípio conhecido como Mutualismo, modelo fundamental para garantir que todos os Beneficiários tenham acesso a tratamentos de qualidade. Em essência, quando os Beneficiários pagam uma mensalidade, esse valor é utilizado para cobrir os custos de cuidados dentários para todos, desde os procedimentos simples, como consultas e limpezas, até os tratamentos mais especializados, como de canal, cuidados com a gengiva e cirurgias, entre outros. É através desse mecanismo que os custos são distribuídos de forma equilibrada entre todos, assegurando que ninguém fique sem atendimento devido à incapacidade de arcar com despesas individuais elevadas.

“Quando um Beneficiário precisa de um tratamento mais caro ou frequente, ele não terá que arcar com o custo total sozinho. O fundo coletivo absorve essas despesas, o que torna o modelo equilibrado e acessível”, explica Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos, que representa 72% do mercado.

Contudo, para que o sistema mutualista se mantenha sustentável, é preciso uma gestão eficiente por parte das Operadoras de Planos Odontológicos – o que inclui controle de custos, eficiência e prevenção a fraudes – e, acima de tudo, o compromisso dos Beneficiários em manter suas mensalidades em dia. “Um dos grandes desafios do Setor é fidelizar os Beneficiários para que não cancelem o plano logo após a conclusão do tratamento.  Essa oscilação na carteira de clientes, mais comum nos planos individuais, pode encarecê-lo”, diz Dr. Cury, reforçando a importância de as pessoas entenderem que ter e manter uma rotina adequada de higiene bucal durante toda a vida é sinônimo de saúde e bem-estar e impacta significativamente na qualidade de vida das pessoas.

“A conscientização sobre a Saúde Bucal é crucial para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, já que problemas bucais não tratados podem levar a complicações mais graves, como o câncer de boca, demência e até problemas cardíacos, uma vez que a boca é uma porta de entrada para microrganismos nocivos”, complementa.

O número de Beneficiários dos Planos Odontológicos cresce em média 7% ao ano, e atingiu em agosto de 2024 a marca de 33,7 milhões. Este crescimento, demonstra que o sistema de mutualismo é muito atrativo, já que consegue proporcionar tratamentos de qualidade por um preço que cabe no orçamento das empresas e das famílias brasileiras.

Nos Planos exclusivamente Odontológicos, os Beneficiários contribuem com um valor médio mensal de cerca de R$ 20,00. O total arrecadado é utilizado para cobrir as despesas odontológicas de todos, afirma Dr. Cury. O Mutualismo permite que os Planos Odontológicos ofereçam uma cobertura ampla, de qualidade, em todo o Brasi o que contribui para a democratização do acesso à Saúde Bucal, tornando os tratamentos odontológicos acessíveis a um maior número de pessoas.

Promover a Conscientização sobre a importância do uso responsável dos serviços garante a continuidade e o fortalecimento do modelo mutualista, assegurando que o setor Odontológico brasileiro continue a crescer de forma sustentável.

Agência Pub

Foto: Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG.

You may be interested

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
31 Vizualizações
MetLife
31 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
34 Vizualizações
Artigo
34 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais
AVLA
34 Vizualizações
AVLA
34 Vizualizações

AVLA anuncia novo Superintendente de Novos Canais

Publicação - 21 de novembro de 2024

A AVLA, insurtech chilena especializada em produtos para o setor B2B, anuncia a chegada de Paulo Marchezine como novo Superintendente de Novos Canais. Com mais de 25 anos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin