A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, se manteve na liderança latino-americana no negócio de “Não Vida”, com prêmios que totalizam US$ 7.327 milhões e uma participação de mercado de 6,2%. Os dados foram divulgados no mais recente estudo do “Ranking de Grupos Seguradores na América Latina em 2023”, elaborado pela MAPFRE Economics e editado pela Fundación MAPFRE, que classificou os principais grupos seguradores que operam na região com base no volume de prêmios e nos segmentos de Vida e Não Vida.
Ainda segundo o estudo, no ranking geral a companhia espanhola é o principal grupo segurador internacional que opera na América Latina, com US$ 10,559 milhões em prêmios em 2023, um aumento de 14,4 % em relação ao ano anterior, e uma participação de mercado de 5,2%.
As seguradoras que atuam na América Latina encerraram o ano passado com um crescimento de 17,1% nos prêmios subscritos, com destaque especial para os resultados do Brasil, México e Argentina. Na classificação geral, os 25 principais grupos seguradores na América Latina registraram US$ 126.950 milhões em 2023, um aumento de 19,38% em relação ao ano anterior. Se reduzirmos a perspectiva aos 10 maiores grupos, o crescimento anual será de 17,24%.
Dessa forma, o mercado de seguro latino-americano registrou um volume total de US$ 203.354 milhões em prêmios, em comparação com os US$ 173.675 milhões de 2022. Destacando por ramos, os prêmios dos seguros de Não Vida subiram para US$ 117.336 milhões (17,07% a mais) e os de Vida para US$ 86.018 milhões (17,1% a mais).
“Esta evolução positiva resulta de um crescimento equilibrado em ambos os ramos (Vida e Não Vida), que mostraram um comportamento favorável de 17,1%, contribuindo igualmente para o crescimento global. Entre os países com maior destaque por sua relevância no conjunto da atividade seguradora na região, o Brasil experimentou uma melhoria de 13,1%, o México de 33% e a Argentina de 20,7%”, segundo o Serviço de Estudos da MAPFRE.
Análise geográfica
Em 2023, o ramo de Não Vida representou 57,7% dos prêmios na região, mantendo a porcentagem do ano anterior. Os mercados que apresentaram o maior crescimento foram México, com um aumento de 34,4%, Costa Rica com 24,4% e Argentina com 21,3%. Brasil, com 22,5% da participação de prêmios, México com 21,1% e Argentina com 15,9% são os mercados mais representativos neste ramo. Por grupos, a MAPFRE lidera o ranking de Não Vida com prêmios de 7.327 milhões de dólares (13,3% a mais) e uma participação de mercado de 6,2%, à frente de outros concorrentes como a alemã Talanx ou a americana Elevance.
O ramo de Vida, por sua vez, representava no final de 2023 42,3% do total do mercado segurador. A MAPFRE Economics salienta o crescimento do México, Costa Rica e Chile, com progressos de 31,3%, 30,6% e 28,9%, respectivamente. A maior parte da atividade seguradora do segmento de Vida na região, avaliada em dólares, está concentrada em três países: Brasil com 48,8% do total da região, México com 23% e Chile com 10% de participação de mercado. Estes três mercados representam conjuntamente 81,9% da evolução do ramo na América Latina.
A íntegra do relatório “Ranking de Grupos Seguradores na América Latina em 2023” pode ser acessada neste link (em espanhol).
InPress Porter Novelli
You may be interested
AVLA anuncia André Andrade Santos como novo superintendente de marketing
Publicação - 3 de dezembro de 2024A AVLA, insurtech chilena especializada em produtos para o setor B2B, anuncia a chegada de mais um membro à sua equipe de gestores: André Andrade Santos, o novo…
Conheça o produto que pode garantir férias tranquilas
Publicação - 3 de dezembro de 2024As férias de fim de ano estão se aproximando e naturalmente os planos para viagens começam a sair do papel. De acordo com um levantamento da IPC…
Seguro catástrofe entrega pronta resposta à população afetada
Publicação - 3 de dezembro de 2024As variações climáticas, pelo menos no médio prazo, infelizmente chegaram para ficar. Caso não haja uma reação global imediata, o cenário tende a piorar de forma escalonada.…