00:00:00
20 Sep

Protegendo ativos – A Gestão de riscos patrimoniais em tempos de crise

18 de setembro de 2024
173 Visualizações

A recente Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon revelou que danos à propriedade é uma das principais ameaças às empresas brasileiras. Este dado reflete a crescente vulnerabilidade das organizações frente a desastres naturais e outros eventos que podem comprometer sua estrutura física, operação e estabilidade financeira.

Os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul exemplificam claramente a magnitude desses riscos. As enchentes afetaram mais de 186 mil propriedades, conforme dados do Ministério das Cidades. Além disso, mais de 20 mil propriedades rurais foram impactadas e cerca de três mil delas foram devastadas, segundo a Emater-RS. As enchentes resultaram em perdas financeiras substanciais, interromperam operações empresariais e comprometem a recuperação econômica do estado​.

A Pesquisa da Aon também destaca que 62% das empresas brasileiras já sofreram perdas devido a danos à propriedade. Além disso, somente 25% das organizações têm um plano formal de gestão de riscos e apenas 21% possuem planos de continuidade de negócios específicos para esse tipo de ameaça.

Para mitigar os impactos de desastres naturais e outros danos à propriedade, as companhias precisam adotar uma abordagem integral de gestão de riscos patrimoniais. Isso inclui uma análise detalhada de suas exposições a ameaças dessa natureza, a implementação de medidas preventivas e reativas e a adequada transferência de risco para o mercado segurador.

Os eventos no Rio Grande do Sul são um alerta para a importância de se estar preparado e investir em medidas que mitiguem riscos. Ações preventivas, como melhoria da infraestrutura, planos de emergência e treinamentos regulares para funcionários, são cruciais. A cobertura do seguro de propriedade comercial também garante a proteção e a resiliência para que as empresas brasileiras possam continuar operando e prosperando, mesmo diante de desafios significativos como os enfrentados recentemente.

Foto: Alexandre Jardim, VP de Commercial Risk Solutions na Aon

FSB Comunicação

You may be interested

Total Care é o grupo hospitalar com maior número de unidades certificadas
Amil
93 Vizualizações
Amil
93 Vizualizações

Total Care é o grupo hospitalar com maior número de unidades certificadas

Publicação - 19 de setembro de 2025

A Rede Total Care recebeu o Selo Segurança do Paciente 2025, certificação concedida pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP),…

Tokio Marine promove 5ª edição do Conectados
Tokio Marine Seguradora
95 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
95 Vizualizações

Tokio Marine promove 5ª edição do Conectados

Publicação - 19 de setembro de 2025

A Tokio Marine realizou, de 11 a 13 de setembro, a 5ª edição do Conectados, iniciativa criada para ouvir Corretores e identificar oportunidades de aprimoramento dos Produtos…

Sou Segura inicia nova rodada de patrocínios para 2026
Sou Segura
71 Vizualizações
Sou Segura
71 Vizualizações

Sou Segura inicia nova rodada de patrocínios para 2026

Publicação - 19 de setembro de 2025

A Sou Segura inicia a campanha para entrada de novos patrocinadores e apoiadores. As cotas de patrocínio e ativações já estão disponíveis para as empresas interessadas em…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin