O mercado de seguros está crescendo no Brasil, principalmente por causa do lançamento de novos produtos e maior adesão das empresas e pessoas, que perceberam a importância de estarem cobertos. Contudo, o setor ainda enfrenta diversos desafios, principalmente no que tange agilidade de processos, contratações, fraudes, dentre outros.
Nesse sentido, a i4pro está ampliando suas parcerias, com o objetivo de se consolidar como player estratégico dentro do ecossistema de seguros no Brasil, integrando soluções, tecnologias e processos, de forma a atender as necessidades tanto das seguradoras quanto dos clientes finais.
“O universo dos seguros possui diversas ramificações e uma extensa cadeia de valor, desde a cotação, análise de risco, gestão de apólice, sinistros, regulação, dentre outros”, explica Rafael Araujo, CEO da i4pro. “Utilizando nossa tecnologia e nossa experiência, principalmente no ERP, conseguimos estruturar o ecossistema de seguros no Brasil, permitindo que haja mais agilidade, segurança e eficiência em processos”, completa.
Para isso, desde meados de 2022, a companhia está fortalecendo e ampliando suas parcerias, de forma a trazer outras empresas, com as expertises necessárias para agregar e ampliar sua atuação. Em março, a i4pro firmou parceria com a empresa de tecnologia GClaims, especializada em soluções para gestão de sinistro, para aprimorar a jornada de monitoramento de avisos, processos e prazos, além de facilitar as etapas de vistoria remota ou presencial conectando Seguradora, Reguladora e Segurado.
Seguindo essa linha, no ano passado a empresa de tecnologia também fechou com DXON, empresa especializada no tratamento e análise de dados, que realiza processos de cotações mais eficientes, permitindo que os clientes finais consigam contratar seguros mais baratos e garantindo maior conectividade e agilidade na tomada de decisão a partir de estratégias data driven.
Um ecossistema completo e integrado
Respondendo por 1/3 do mercado de seguros, a proposta da i4pro é facilitar o dia a dia de empresas e clientes. Atualmente, por exemplo, um segurado que bateu o carro já pode, de forma totalmente digital, abrir o sinistro por meio do celular em uma plataforma e, automaticamente, chamar os peritos para fazer uma análise, comunicar a área financeira para providenciar o pagamento, acionar o carro reserva, dentre outras possibilidades.
Mas, com o uso cada vez maior de tecnologias de ponta, como Inteligência Artificial, blockchaing, IoT e Machine Learning, as possibilidades são, praticamente, ilimitadas.
“Para se ter uma ideia do potencial de um ecossistema integrado e digitalizado, podemos usar, como exemplo, uma pessoa que fez um seguro residencial e a casa foi destelhada por uma chuva muito forte”, exemplifica Araujo. “Utilizando ferramentas integradas e Inteligência Artificial, a pessoa pode ter acesso a várias cotações, que levarão em conta diversos fatores, como histórico, local em que reside etc, para a contratação de uma apólice que atenda todas as necessidades e especificações. Após o destelhamento, esse segurado vai acionar o seguro, mas invés de um perito ir até o lugar, um satélite de monitoramento pode utilizar Inteligência Artificial para avaliar o imóvel. Constatando que houve o destelhamento, o sinistro automaticamente é encaminhado para áreas estratégicas, cruzando dados e informações, para já fazer o pagamento da indenização. Tudo de forma digital”, finaliza.
Somente em 2023, a i4pro gerou mais de oito milhões de apólices e processo para mais de 40 seguradoras brasileiras, operando cerca de R$ 8 bilhões em prêmios.
Grupo Virta
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

