00:00:00
13 Sep

Seguros pode facilitar transporte entre Brasil e Guiana Francesa

17 de junho de 2024
191 Visualizações

O encontro da 13ª Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França (CMT), realizada em Macapá (AP), entre os dias 11 e 12 de junho, teve entre os temas discutidos a proposta de acordo que visa a contratação de seguros veiculares que possa facilitar o transporte de passageiros e cargas entre o Brasil e a Guiana Francesa, que é parte do território francês na América do Sul e faz fronteira com o Amapá.

O encontro, que contou com representantes da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), propôs que ambos os países padronizem normas e regras com vistas à ampliação da circulação de pessoas e o comércio entre os dois países.

Durante os debates sobre seguros ficou acordada a criação de um Grupo de Trabalho Bilateral que terá como principal função pesquisar a cobertura securitária mais adequada às especificidades das operações transfronteiriças.

O diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, destacou que a ação conjunta dos governos Federal e o do Estado do Amapá junto ao setor promovem, sobretudo, o desenvolvimento da região.

“A iniciativa de viabilizar o mercado de seguro de transporte de pessoas e de carga é fundamental para otimizar o deslocamento e comércio entre os dois países. A falta de regras específicas é um entrave para o desenvolvimento das relações econômicas entre o Brasil, mais especificamente o Amapá, e a Guiana Francesa”, afirmou.

Os estudos serão coordenados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a participação de representantes da CNseg, FenSeg e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França

Criada pelo Acordo de Cooperação Franco Brasileiro, a CMT é o principal mecanismo de concertação entre o Brasil e a França em questões de fronteira. A Comissão é um órgão deliberativo que reúne autoridades e representantes da sociedade francesa e brasileira para debater demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. Tem coordenação do Governo do Amapá e conta com o apoio do Ministério de Relações Exteriores.

Hill + Knowlton Brasil

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin