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23 Feb

Funcional Health Tech fecha 2023 acima do esperado

24 de abril de 2024
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O ano de 2023 foi marcado por mudanças e adaptações do mercado de saúde no Brasil, e em 2024 deverá consolidar o crescimento das empresas que investiram em inovação e cresceram de forma sustentável. É o caso da Funcional Health Tech, que desenvolve soluções exclusivas para indústria e varejo farmacêutico, operadoras e corretoras de saúde, além de benefícios corporativos.

Com mais de 24 anos de atuação e cerca de 380 clientes, a healthtech impacta cerca de 13 milhões de vidas por mês e tem mais de 50 mil farmácias parceiras no Brasil – que realizam mais de 19 milhões de transações por ano. A empresa é hoje o maior ecossistema integrado de saúde do país, além de ser pioneira e líder em programas de acesso e adesão, e em data driven care no Brasil. Após um ano de 2023 muito positivo, a empresa projeta crescer 21% em 2024 e segue apostando principalmente em crescimento orgânico, novas soluções e no seu mais recente produto de multibenefícios, o Funcional Multi.

De acordo com Cristiane Giordano (foto), CEO da empresa, algumas ações foram fundamentais e contribuíram para o crescimento e bom desempenho da healthtech em 2023, como o lançamento do seu núcleo de inovação, o Funcional Ventures, a aquisição da Pedbot, startup de chat commerce especializada no varejo farmacêutico, integração com novos parceiros de soluções digitais, além de investimento em melhorias de seus produtos como o Programa de Benefício Medicamento (PBM), a plataforma de gestão Transfer Order e o Peona Pro, solução voltada à saúde suplementar.

Em 2023, a Funcional lançou o Funcional Multi, única solução do mercado de cartão de benefícios conectado ao benefício farmácia, que oferece descontos e subsídios na compra de medicamentos, além de centralizar outras modalidades de benefícios – alimentação, refeição, mobilidade, premiação – em um único cartão. O Multi oferece para as empresas, ainda, inteligência de dados com informações sobre a saúde dos funcionários, possibilitando personalizar programas de saúde e atender necessidades individuais. O projeto prevê investimento total de R$ 35 milhões – que será aplicado nos próximos três anos – e espera atingir um montante de R$ 5 bilhões por ano em transações com o novo cartão.

“Somos uma empresa de tecnologia em saúde e conhecemos os bastidores do mercado. Nossa experiência unida à capacidade de inovação e ao fato de entender a jornada de saúde, melhoram não só a experiência de quem está na ponta, como pacientes, consumidores nas farmácias e colaboradores, mas também das empresas que nos contratam como indústria, varejo e empregadores”, destaca a CEO da Funcional.

A healthtech também apostou na privacidade de dados e segurança da informação, aprimorando constantemente suas práticas e protocolos. Em 2023, investiu cerca de R$ 7 milhões em ações desta frente, entre treinamentos, criptografia de dados, mão de obra especializada, entre outros.

Planos e tendências para 2024

Para 2024, a healthtech desenhou uma estratégia baseada em três pilares: excelência operacional, transformação digital e customer experience. Cristiane destaca ainda que a healthtech está preocupada com uma experiência cada vez mais digital, fácil e conveniente, sem perder a essência humana quando necessário.

“Estamos acompanhando as mudanças do mercado e entendendo cada vez mais sobre o ecossistema de saúde, e com isso criando ferramentas e novos produtos para melhorar a experiência dos clientes. Algo que temos observado de perto é a forte evolução do varejo, que está se tornando um centro de saúde e se adaptando para oferecer pequenos serviços focados na experiência do consumidor em farmácias e drogarias. Vemos muitas sinergias para evoluirmos juntos com esta experiência”, completa.

A preocupação com ESG também está no radar da empresa. “Temos altos padrões de governança e vamos manter isso. O social também é uma grande preocupação nossa e de nossos clientes, Hoje a Funcional tem cerca de 700 colaboradores e o cuidado com as pessoas é a essência do nosso negócio. Para o próximo ano, devemos investir mais no engajamento de mulheres em tecnologia, que ainda é uma oportunidade”, completa a CEO da empresa.

Acompanhar a ascensão feminina está na pauta para 2024, não só pela representatividade e equidade de gênero, mas também olhando para consumidoras e clientes. “Mais da metade das famílias são sustentadas pelas mulheres. Entender melhor as dores e peculiaridades de cada uma e buscar quais são as soluções para esse público é um compromisso nosso e de toda a sociedade. Nosso olhar estará ainda mais atento ao tema.”

Cristiane Giordano finaliza: “Em 2024, seguiremos levando inovação aliada a dados, ajudando o ecossistema de saúde com soluções escaláveis, que melhorem a vida das pessoas e contribuam com nossos clientes e para um ecossistema de saúde mais sustentável”.

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