Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na Câmara dos Vereadores de Natal. Criada a partir da Lei N° 7.643, de autoria do vereador Klaus Araújo, a Semana Municipal do Seguro entrará no calendário oficial de eventos da capital norte-rio-grandense a partir de 2024 e acontecerá anualmente, sempre na primeira semana do mês de outubro.
De acordo com o vereador Klaus Araújo, a ideia da proposta é difundir e disseminar a cultura securitária e da gestão de riscos, estimular a criação e a divulgação de políticas públicas que promovam maior confiabilidade e qualidade aos serviços prestados ao consumidor, como também prioriza a valorização do profissional corretor de seguros.
O presidente do Sincor-RN, Jaques Andrade, comemorou a conquista. “A Lei 7.643 fará com que tenhamos ações da prefeitura, do mercado segurador e todo o ecossistema voltado para a conscientização da população sobre o quanto o seguro é uma importante ferramenta de equilíbrio financeiro. Levar essas iniciativas à tona através de ações com certeza proporciona uma maior visibilidade para o mercado segurador”, afirma.
O presidente do Sindicato da Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), Ronaldo Dalcin, também comemorou a aprovação da lei. “A criação da Semana Municipal do Seguro em Natal é, de fato, algo que coroa uma indústria que vem demonstrando sua importância na economia e na sociedade e, cada vez mais, trazendo essas iniciativas à tona para que elas alcancem toda a população”, diz.
Segundo Dalcin, a iniciativa será uma importante ferramenta para que a bela história do mercado de seguros continue sendo construída, promovendo proteção, soluções securitárias, geração de empregos, recolhimento de impostos e tudo o que, de fato, essa indústria pode proporcionar a todos os países, a todos os estados e à cidade de Natal.
Setor registra alta de 6,8% no estado em 2023
O mercado de seguros no Rio Grande do Norte apresentou um desempenho positivo em 2023, com um crescimento sólido de 6,8% em relação ao ano anterior, conforme dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Foi registrada no estado uma arrecadação total de R$ 2.362,6 bilhões para o setor. Retornaram para a sociedade norte-rio-grandense, em pagamentos de indenizações, benefícios, resgates e sorteios, um total de R$ 549,7 milhões, evidenciando o compromisso das seguradoras em garantir a segurança financeira de seus segurados e cumprir com suas obrigações.
Entre os diversos segmentos que compõem o mercado de seguros, alguns se destacaram especialmente pelos expressivos índices de crescimento. O Seguro de Grandes Riscos registrou alta de 63,8%, seguido de perto pelo seguro de Crédito e Garantia, com 44,1%, e o Seguro Empresarial, com um aumento de 37,5%. Outros setores que contribuíram para o crescimento do mercado incluem o Seguro Residencial, com um aumento de 22,4%, o Seguro Automóvel, que cresceu 4,5%, e o Seguro de Vida, com alta de 3,5%.
Fazendo uma análise do balanço do ano, Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), comenta os principais motivadores do desempenho ascendente dos produtos. “Os Seguros de Crédito e Garantia geralmente são contratados para garantir as licitações e contratações da administração pública, e o número recorde de editais de parcerias público-privadas apoiou o crescimento desse ramo em 2023, a nível nacional. Com o novo PAC, aprovado em agosto do ano passado, nossa expectativa é que ele siga em trajetória de crescimento”, aponta.
Já o crescimento do Seguro Empresarial, segundo o presidente do Sindsegnne, indica uma maior conscientização por parte das empresas locais sobre a importância de proteger seus negócios contra diversos riscos, desde incêndios até roubos. “Uma análise importante também deve ser feita sobre o Seguro de Vida, que vem em trajetória ascendente principalmente nos últimos três anos, a nível nacional. Atribuímos esse crescimento significativo ao impacto da pandemia, que despertou uma conscientização maior sobre a importância da proteção financeira em situações inesperadas”, completa.
Voz Comunicação
You may be interested

A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026Nós, do Machado e Cremoneze, temos acompanhado com atenção os não poucos movimentos jurisprudenciais em torno da aplicação da Convenção de Montreal ao transporte aéreo internacional de…

Bradesco Seguros lança clipe da versão da música ‘You’ve Got a Friend’
Publicação - 30 de janeiro de 2026A canção responsável por embalar a campanha ‘A Descoberta’ do Grupo Bradesco Seguros, ‘You’ve Got a Friend’, clássico da compositora norte-americana Carole King e famosa pela gravação de James Taylor, acaba…

Sindsegnne cria Comissões Técnicas para fortalecer atuação institucional
Publicação - 30 de janeiro de 2026O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) anuncia a criação de suas Comissões Técnicas, uma iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da atuação institucional e à ampliação…
Mais desta categoria



IA redefine o trabalho no mercado de seguros sem eliminar o papel do corretor
Publicação - 30 de janeiro de 2026









