00:00:00
03 Jul

A “cultura” da cibersegurança nas empresas

17 de abril de 2024
205 Visualizações

Criar uma cultura de proteção de dados para que os ataques cibernéticos sejam encarados, efetivamente, como risco corporativo. Este desafio, comum a todo CISO (na sigla em inglês, Chief Information Security Officer, aquele que cuida do desenvolvimento e implementação de um programa de segurança da informação em uma empresa), foi o tema dominante no 16º Workshop SegInfo, evento realizado na última quinta-feira (11) no Rio de Janeiro. Promovido pela Clavis Segurança da Informação, o encontro reuniu algumas das empresas instaladas na cidade que têm se destacado por priorizar o investimento em cibersegurança.

Para Cristiano Ossola, CISO do Metrô Rio, em uma empresa da área de transporte há sempre o risco de que outros temas atraiam mais a atenção interna, “deixando potencialmente a segurança da informação em segundo plano”. A receita, segundo ele, é ter disciplina e criar uma agenda recorrente. “Quem tem ISO 27001 sabe da importância de estabelecer pautas e reuniões periódicas para alinhar as principais dores e questões de segurança da informação. Isso ajuda a não chegar de repente com um orçamento e o executivo financeiro não entender de onde saiu aquele número”, diz.

Ainda de acordo com Ossola, as reuniões ajudam a pacificar o tema internamente, até porque, como ele salienta, “a questão não é se uma empresa vai sofrer incidente, mas quando sofrerá.”

Vinicius Abreu, Gerente de TI e Transformação Digital da Log-In Logística Integrada, concorda. “Para mostrar a importância da cultura da proteção de dados, você precisa primeiro amarrar por cima, sensibilizar a diretoria. O discurso precisa estar alinhado com todas as gerências”, resume. Ele lembra que se trata de “catequese” mesmo, é um trabalho de “conscientização no dia a dia”.

Abreu destaca o valor, para o êxito deste trabalho, de aliar a consultoria em TI à contratação de um seguro para riscos cibernéticos. “Até por uma questão de coerência, defendemos que se há seguro para transporte de carga, seguro saúde e outros, a empresa precisa investir no seguro cyber”, compara.

O evento contou, ainda, com a participação do escritório jurídico Daniel Law, que compartilhou a sua trajetória até a obtenção da certificação ISO 27001, referência internacional para a gestão da Segurança da informação, além da equipe da Fundação Cesgranrio, que realiza exames de vestibular nacionais, incluindo o Enem Digital, e concursos como IBGE, Caixa Econômico e Banco do Brasil, envolvendo a proteção de dados de milhões de pessoas logadas.

Ao fim do encontro, que também trouxe empresas como Target Bank e o diário esportivo Lance, o CEO da Clavis Victor Santos, anfitrião do dia, destacou o valor da troca de experiências entre aqueles que atuam na área. “Em todos os segmentos, líderes de cibersegurança encaram desafios semelhantes: promover a cultura e conscientização em cibersergurança, garantir a resiliência cibernética corporativa e reduzir os riscos digitais nas organizações. O Workshop SegInfo facilita essa troca de experiências com o propósito de unir esforços e fortalecer a confiança no mundo digital”, afirmou Santos.

Lupa Comunicação

You may be interested

Allianz Brasil conquista selo Great Place To Work
Allianz
60 Vizualizações
Allianz
60 Vizualizações

Allianz Brasil conquista selo Great Place To Work

Publicação - 2 de julho de 2025

Mais uma vez, a Allianz Brasil recebeu o selo Great Place To Work (GPTW), um dos principais certificados de excelência no ambiente de trabalho. A conquista é resultado…

CNseg e APS reforçam aliança para enfrentar impactos climáticos
CNseg
59 Vizualizações
CNseg
59 Vizualizações

CNseg e APS reforçam aliança para enfrentar impactos climáticos

Publicação - 2 de julho de 2025

Diante de um cenário climático cada vez mais instável e extremo, os mercados seguradores do Brasil e de Portugal estão intensificando o diálogo em busca de soluções…

Inteligência de Negócios: o poder dos dados para decisões estratégicas
IRB (Re)
57 Vizualizações
IRB (Re)
57 Vizualizações

Inteligência de Negócios: o poder dos dados para decisões estratégicas

Publicação - 2 de julho de 2025

Em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, a informação deixou de ser apenas um suporte e passou a ser um dos principais pilares da…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin