00:00:00
29 Apr

A cada 10 brasileiros segurados, apenas 4 possuem uma apólice de vida

16 de abril de 2024
79 Visualizações

Entre os brasileiros que possuem algum tipo de seguro, apenas 41% deles, ou seja, quatro a cada dez, têm uma apólice de vida. O dado foi obtido a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Edelman para a Bradesco Vida e Previdência, que também apontou que 54% dos entrevistados contrataram o produto nos últimos quatro anos, o que pode indicar uma maior preocupação da população após a pandemia de Covid-19.

Segundo o diretor da Bradesco Vida e Previdência Bernardo Castello (foto), embora o mercado de seguro de vida no Brasil tenha apresentado uma expansão considerável nos últimos anos, ainda está longe de alcançar todo o seu potencial. Isso porque a penetração do produto no país representa menos de 1% de participação no PIB, muito distante da realidade de países como Reino Unido (8%) e Estados Unidos (cerca de 5%).

“A pandemia, de fato, contribuiu com a mudança da percepção dos brasileiros sobre a importância do seguro de vida, antes visto apenas como instrumento de proteção da família e beneficiários em caso de morte do provedor. Agora, o entendimento está mais voltado à prevenção e ao planejamento financeiro. Vemos que ainda é preciso ampliar o conhecimento sobre o uso desse produto para a tranquilidade em vida, tendo em vista que muitas pessoas não sabem que esse seguro pode ser utilizado para tratamento de doenças graves e até mesmo, no caso da modalidade resgatável, para arcar com as despesas de uma faculdade”, explica o executivo.

Prova disso é que a pesquisa também identificou, entre as pessoas que possuem seguro de vida, um nível mais elevado de conhecimento em relação às coberturas para morte natural/acidental (91%) e invalidez (79%). No entanto, há, ainda, uma falta de compreensão sobre outras assistências oferecidas, como reembolso de despesas médico-hospitalares (39%) e pagamentos de diárias por afastamento do trabalho (30%).

“Esses índices só reforçam a importância do trabalho que vem sendo realizado por todo o mercado com foco na educação em seguros e na construção de uma linguagem mais simples sobre os produtos para a população. Muitas pessoas não imaginam que a contratação de um seguro de vida pode ser mais barata do que uma assinatura de streaming, por exemplo. É claro que é preciso avaliar se a cobertura ofertada é adequada e, nesse sentido, contar com a consultoria de um corretor de seguros para realizar a escolha certa”, orienta Castello.

Entre os diferenciais do produto também estão assistências pouco conhecidas e que podem ser usadas em vida pelo beneficiário, como segunda opinião médica internacional, residencial básica, pet, cesta natalidade, motorista amigo, entre outras. Por fim, a sondagem indicou, ainda, que ao considerar os aspectos mais relevantes para a contratação de um seguro de vida, os beneficiários apontam como os principais fatores: custo-benefício atrativo (27%), agilidade na liberação de valores em momentos necessários (26%) e a oferta de assistência funeral completa (23%).

A pesquisa foi realizada pela agência Edelman em parceria com o Grupo Bradesco Seguros, focada na população que tem interesse em seguros. Conduzida em 2023, a coleta se deu de forma quantitativa, via painel de respondentes, e contou com 1.000 participantes de todas as regiões do país. Seu objetivo foi entender melhor o perfil e os comportamentos dos segurados no Brasil em relação a diversas categorias, como bens, saúde física e financeira. A iniciativa está alinhada à missão do Grupo Bradesco Seguros, que consiste em disseminar a cultura de proteção no país.

Edelman

You may be interested

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
21 Vizualizações
Prevcom
21 Vizualizações

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse

Publicação - 29 de abril de 2024

Os novos conselheiros da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) tomaram posse em reunião realizada na sede da entidade. A presidente da entidade,…

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%
Interesse Setor
29 Vizualizações
Interesse Setor
29 Vizualizações

Arrecadação dos seguros de pessoa cresce 17,8%

Publicação - 29 de abril de 2024

Nos dois primeiros meses de 2024 foram arrecadados R$ 11,2 bilhões em prêmios, aponta o relatório da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi, com…

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
28 Vizualizações
Youse
28 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024

A Youse, plataforma de seguros 100% digital, anuncia a chegada de Nikolaus Maack para ocupar a posição de Superintendente de Produtos. Com mais de 18 anos de…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
36 Vizualizações
36 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
MetLife conclui mais um Conecta!
MetLife
31 Vizualizações
31 Vizualizações

MetLife conclui mais um Conecta!

Publicação - 29 de abril de 2024
MAPFRE é a nova patrocinadora da CONMEBOL
Mapfre
27 Vizualizações
27 Vizualizações

MAPFRE é a nova patrocinadora da CONMEBOL

Publicação - 29 de abril de 2024
CNSP e Susep aprovam normas
Susep
35 Vizualizações
35 Vizualizações

CNSP e Susep aprovam normas

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin