00:00:00
22 Feb

A cada 10 brasileiros segurados, apenas 4 possuem uma apólice de vida

16 de abril de 2024
218 Visualizações

Entre os brasileiros que possuem algum tipo de seguro, apenas 41% deles, ou seja, quatro a cada dez, têm uma apólice de vida. O dado foi obtido a partir de uma pesquisa inédita realizada pela Edelman para a Bradesco Vida e Previdência, que também apontou que 54% dos entrevistados contrataram o produto nos últimos quatro anos, o que pode indicar uma maior preocupação da população após a pandemia de Covid-19.

Segundo o diretor da Bradesco Vida e Previdência Bernardo Castello (foto), embora o mercado de seguro de vida no Brasil tenha apresentado uma expansão considerável nos últimos anos, ainda está longe de alcançar todo o seu potencial. Isso porque a penetração do produto no país representa menos de 1% de participação no PIB, muito distante da realidade de países como Reino Unido (8%) e Estados Unidos (cerca de 5%).

“A pandemia, de fato, contribuiu com a mudança da percepção dos brasileiros sobre a importância do seguro de vida, antes visto apenas como instrumento de proteção da família e beneficiários em caso de morte do provedor. Agora, o entendimento está mais voltado à prevenção e ao planejamento financeiro. Vemos que ainda é preciso ampliar o conhecimento sobre o uso desse produto para a tranquilidade em vida, tendo em vista que muitas pessoas não sabem que esse seguro pode ser utilizado para tratamento de doenças graves e até mesmo, no caso da modalidade resgatável, para arcar com as despesas de uma faculdade”, explica o executivo.

Prova disso é que a pesquisa também identificou, entre as pessoas que possuem seguro de vida, um nível mais elevado de conhecimento em relação às coberturas para morte natural/acidental (91%) e invalidez (79%). No entanto, há, ainda, uma falta de compreensão sobre outras assistências oferecidas, como reembolso de despesas médico-hospitalares (39%) e pagamentos de diárias por afastamento do trabalho (30%).

“Esses índices só reforçam a importância do trabalho que vem sendo realizado por todo o mercado com foco na educação em seguros e na construção de uma linguagem mais simples sobre os produtos para a população. Muitas pessoas não imaginam que a contratação de um seguro de vida pode ser mais barata do que uma assinatura de streaming, por exemplo. É claro que é preciso avaliar se a cobertura ofertada é adequada e, nesse sentido, contar com a consultoria de um corretor de seguros para realizar a escolha certa”, orienta Castello.

Entre os diferenciais do produto também estão assistências pouco conhecidas e que podem ser usadas em vida pelo beneficiário, como segunda opinião médica internacional, residencial básica, pet, cesta natalidade, motorista amigo, entre outras. Por fim, a sondagem indicou, ainda, que ao considerar os aspectos mais relevantes para a contratação de um seguro de vida, os beneficiários apontam como os principais fatores: custo-benefício atrativo (27%), agilidade na liberação de valores em momentos necessários (26%) e a oferta de assistência funeral completa (23%).

A pesquisa foi realizada pela agência Edelman em parceria com o Grupo Bradesco Seguros, focada na população que tem interesse em seguros. Conduzida em 2023, a coleta se deu de forma quantitativa, via painel de respondentes, e contou com 1.000 participantes de todas as regiões do país. Seu objetivo foi entender melhor o perfil e os comportamentos dos segurados no Brasil em relação a diversas categorias, como bens, saúde física e financeira. A iniciativa está alinhada à missão do Grupo Bradesco Seguros, que consiste em disseminar a cultura de proteção no país.

Edelman

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
59 Vizualizações
Bradesco Seguros
59 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
59 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
59 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
64 Vizualizações
Porto
64 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
71 Vizualizações
71 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
71 Vizualizações
71 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
40 Vizualizações
40 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
87 Vizualizações
87 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin