00:00:00
30 Apr

Zurich está entre as melhores empresas do país em diversidade pelo GPTW

11 de abril de 2024
80 Visualizações

O compromisso da Zurich de manter um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, inclusivo, com equidade, representatividade e oportunidades iguais, tem gerado sucessivos resultados e reconhecimentos por parte de organizações especializadas em tendências de gestão de pessoas. A seguradora acaba de ser anunciada como destaque em cinco pilares do Ranking do Great Place to Work (GPTW) com foco em diversidade e conquistou o primeiro lugar entre as seguradoras para pessoas negras, LGBTI+ e mães e pais trabalharem, com o primeiro lugar em Primeira Infância.

Há dois anos, a companhia já havia conquistado posições nos rankings de Diversidade & Inclusão, considerando a categoria Mulheres. Com o resultado de agora, é a primeira vez que a Zurich também configura no ranking étnico-racial, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e primeira infância.

“Acreditamos em um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e com equidade. Por isso, temos feito esforços concretos para construir um espaço seguro e uma cultura que reflita os diversos perfis de talentos da companhia. O reconhecimento do GPTW é um estímulo para continuarmos investindo no desenvolvimento de todas as nossas pessoas”, diz Carlos Toledo, diretor executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich.

Com a atuação dos grupos de afinidades, foi possível proporcionar mudanças positivas no comportamento e na visão da empresa. As ações em prol da diversidade e da inclusão são desenvolvidas com base em direcionadores que permitem valorizar e potencializar o desenvolvimento de talentos, priorizando a equidade entre as posições que ocupam dentro da empresa.

A companhia tem políticas consolidadas no que diz respeito à equidade de gênero e ascensão das mulheres em posições de liderança. É parte da estratégia da organização atingir um índice de 28% (25% atualmente) de mulheres no nível de diretoria no Brasil até 2024 e de 50% na liderança geral (49% atualmente). O executivo ressalta que a Zurich prioriza também benefícios com foco em parentalidade.

A companhia disponibiliza licença de 180 dias para o responsável pela criança, e 42 dias para o corresponsável – extensível a todas as pessoas, independentemente do estado civil, do gênero ou da orientação sexual. Crianças recém-nascidas ou adotadas recebem um plano de previdência com aporte único de R$ 1.000. A seguradora também conta com a Jornada Parental para auxiliar as pessoas cuidadoras a conciliarem a vida profissional e familiar. Já para quem está em fase de amamentação, existe um lactário, que garante privacidade para coleta e armazenamento seguro.

Diversidade

Atualmente, a Zurich conta com 28% do total das profissionais autodeclaradas negras ou pardas (+2% acima de 2022), sendo 16% delas em posições de liderança. Diante desse diagnóstico e com ambição de aumentar ainda mais a diversidade étnico-racial interna, a companhia criou um programa de estágio com o objetivo de ampliar as oportunidades para negros e pardos desde o início da carreira até a evolução para cargos de liderança na empresa. “Dessa forma, a companhia oferece oportunidade para alcançarem seus potenciais máximos de desenvolvimento profissional”, diz.

O programa de estágio conta com diversas ações que contribuem para o desenvolvimento do jovem talento. Nessa primeira edição, foram contratados 15 jovens com idade entre 20 e 26 anos, sendo 53% mulheres. Cada jovem é acompanhado por um tutor para o desenvolvimento de um projeto para melhorar a produtividade da área de atuação. A meta da companhia é ter 30% de profissionais negros até 2025.

Para apoiar o desenvolvimento desses talentos, a empresa oferece uma mentoria para não-líderes ou integrantes do primeiro nível de liderança para um próximo nível de carreira. A primeira turma, já finalizada, contou com 13% dos participantes sendo promovidos.

De acordo com Toledo, esses projetos comprovam a importância do assunto diversidade dentro da companhia e vem, cada vez mais ganhando espaço. “Por isso, ainda no âmbito do desenvolvimento profissional promovemos, em 2022, um Estágio Afirmativo para pessoas negras e indígenas, sem restrição de gênero, idade, deficiência ou orientação sexual”, ressalta.

LGBTQI+

Em 2023, a Zurich reforçou seu posicionamento a favor da diversidade ao ser, pelo segundo ano, a seguradora oficial da Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo. Foi uma oportunidade para a companhia se posicionar a favor da manifestação social oferecendo proteção aos participantes do evento a partir de um seguro.

Internamente, todos os benefícios oferecidos pela seguradora são inclusivos. Carlos Toledo cita o exemplo do programa “Entre Laços” que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acompanhar pais e mães durante a gestação e o bebê durante os primeiros seis meses de vida da criança. O programa oferece o mesmo suporte para pais de crianças adotadas. “Cônjuges homoafetivos são beneficiados pois a adoção é muito comum em casais LGBTQIA+”, diz.

Pessoas com Deficiência

Para permitir a inclusão de Pessoas com Deficiência, a Zurich tem a preocupação de tornar os locais de trabalho cada vez mais acessíveis e, para isso, tem adotado medidas como pesquisas internas para entender a necessidade dos PCD’s no ambiente de trabalho como cadeiras adaptadas ou fones de ouvido adaptados.

Por querer tornar o ambiente inclusivo foi elaborado um Guia Rápido de Diversidade, Equidade, Inclusão & Pertencimento com orientação para evitar expressões consideradas ofensivas a grupos minorizados. Além disso, todos podem fazer aulas de libras com o conteúdo on-line disponibilizado para todos.

“O fato de a Zurich estar entre as melhores empresas no quesito diversidade é resultado do trabalho feito internamente para dimensionar o assunto com participação da alta liderança da companhia. Para isso, temos um orçamento permanente dedicado para programas de desenvolvimento afirmativo como a mentoria e o estágio afirmativo, além de aumento nos benefícios dedicado a jornada parental com foco no cuidado de mães e pais”, diz o Diretor Executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich.

Conteúdo Comunicação

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
90 Vizualizações
ANSP
90 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
61 Vizualizações
Capemisa
61 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
60 Vizualizações
TEx
60 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
60 Vizualizações
60 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
52 Vizualizações
52 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
65 Vizualizações
65 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin