00:00:00
23 Feb

Podcast como canal de divulgação para empresas

10 de abril de 2024
130 Visualizações

Um dos desafios de empresas e marcas atualmente é se destacar nesse verdadeiro mar de informações. Os podcasts surgem como opção para contar histórias, educar e envolver os ouvintes de maneira mais profunda por meio de conteúdo de alta qualidade e de fácil acesso.

Segundo relatório Data Reportal de 2023, o Brasil lidera o consumo de conteúdo por podcast no mundo, 42,9% dos usuários entre 16 e 64 anos são brasileiros. E, claro, isso já foi identificado pelas marcas e, também, patrocinadores. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro do mesmo ano, houve um aumento de 36% na produção de conteúdo e de 28% no consumo de conteúdo, se comparado com o mesmo período de 2022.

Além dos podcasts, programas de áudio sob demanda veiculados em plataformas streaming, a diversidade do material aí permite a realização de videocasts, a versão com vídeo que abre a possibilidade de publicação no Youtube, a maior rede social do mundo.

Conforme a jornalista Silvana Piñeiro, mestre em Estudos Políticos e Marketing e CEO da agência Smartcom Inteligência em Comunicação, especializada em comunicação integrada para empresas BtoB e escritórios de advocacia, os podcasts representam uma oportunidade única de alcançar um público altamente qualificado de forma autêntica e incentivando a fidelização.

“Um dos principais benefícios dos podcasts corporativos é a capacidade de construir uma relação de confiança com os ouvintes. Ao criar conteúdo relevante e interessante, as marcas se posicionam como autoridades em seu setor, e estabelecem conexões emocionais com seu público-alvo, que passa a consumir os seus principais diferenciais: o conhecimento e experiência. Isso não só aumenta a identificação com a marca, mas também fideliza a longo prazo e contribui para que a força de vendas aumente os seus resultados”, explica a comunicadora.

Além disso, os podcasts oferecem uma plataforma flexível para a aplicação da narrativa de histórias, o chamado storytelling. É possível compartilhar casos de sucesso de clientes, entrevistas com especialistas do setor – que podem ser os próximos clientes -, insights exclusivos sobre seus produtos e serviços e muito mais.

“Indicados, principalmente, para negócios BtoB e prestadores de serviço, o tom de voz envolvente permite comunicar a mensagem de uma maneira detalhada e autêntica, além de promover uma verdadeira experiência do conhecimento, destacando sua proposta de valor única”, destaca a CEO.

Outro ponto forte dos podcasts é sua acessibilidade e conveniência, uma vez que os ouvintes sintonizam os episódios de qualquer dispositivo, em seus próprios horários, seja durante o deslocamento diário, durante o exercício físico ou em casa. Isso significa alcançar seu público-alvo em momentos-chave, quando estão mais receptivos a ouvirem a sua mensagem.

Conforme a especialista em comunicação para negócios, aqueles que desejam explorar o poder dos podcasts devem investir na produção de conteúdo de alta qualidade e na promoção eficaz do programa por meio de suas redes sociais, por exemplo, inclusive com possibilidade de monetização dos programas.

“A força de um conteúdo de qualidade e com relevância estabelece um primeiro contato de valor e, a partir daí, constrói relacionamentos significativos, aumentar a credibilidade da marca e impulsiona o crescimento do negócio”, finaliza.

Smartcom

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
62 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
62 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
74 Vizualizações
Porto
74 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
82 Vizualizações
82 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
81 Vizualizações
81 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
53 Vizualizações
53 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
99 Vizualizações
99 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin