Para que um negócio cresça de maneira constante e com qualidade é essencial ter o engajamento das pessoas, sejam os clientes ou de quem faz parte da empresa. Em todas ações, novas abordagens e estratégias inovadoras, é preciso que esse contato com a equipe da marca esteja fortalecido, para que seja transmitido aos clientes e, consequentemente, aumentar o interesse.
Em uma rede de franquias esse engajamento se torna ainda mais necessário. Isso acontece, pois, o sistema de franchising é marcado por ser um formato composto pelas relações profissionais, entre franqueadores, franqueados, funcionários e clientes. Ou seja, engajar é um ato crucial em uma franquia.
De acordo com a diretora geral da AF Crédito Soluções Financeiras – marca com atuação no mercado de seguros e créditos – Ana Carolina da Silva, um bom relacionamento é essencial para ter uma rede engajada. “O engajamento de toda franquia é altamente benéfico para o aumento na produtividade geral, obtendo uma alta performance em seus trabalhos.”
Playbook
Visualizando esse cenário e com o objetivo de engajar seus franqueados nas ações propostas, a AF Crédito está desenvolvendo um Playbook, que é uma espécie de guia com todas as orientações que os franqueados e colaboradores deverão seguir durante suas rotinas de trabalho.
“Identificamos uma dificuldade dos franqueados na hora de colocar em prática, por isso neste trimestre estamos desenvolvendo ações de marketing voltadas para vendas das unidades. Além disso, a franqueadora irá começar a realizar campanhas a nível Brasil, como sorteio em dinheiro e prêmios para os clientes, com o objetivo de aumentar ainda mais as vendas dos franqueados”, detalha Ana.
Contato próximo
Para um bom engajamento é fundamental oferecer um contato constante e eficaz. Com isso, a AF Crédito oferece treinamentos 24h, que ficam disponíveis dentro da plataforma da marca, além de um planejamento estratégico e comercial com o franqueado.
Ana Carolina cita que além do contato constante com o franqueado, a marca passou a adotar uma nova estratégia. “Esse trimestre começamos a realizar um bate papo semanal no nosso ‘Café com AF’, abordando vários temas, estratégias e novidades do mercado. Sentimos a rede mais engajada e focando sempre naqueles produtos que são pautas das lives.”
Canal aberto para sugestões
Além de apresentar aos franqueados e funcionários as estratégias da marca, também é importante que a franqueadora pare para ouvir as sugestões de melhorias e de correções que são apresentadas por cada um deles.
“Gostamos de ouvir os franqueados, pois, dessa forma conseguimos ter uma boa troca de ideia com eles, fazendo com que eles cresçam e nós também. Até porque trabalhamos certo para o cliente tomar a decisão correta”, salienta a diretora geral da AF Crédito.
Preocupação com os franqueados
Para Ana Carolina, um fator relevante que faz a AF Crédito se destacar no mercado e chamar a atenção de novos investidores é a preocupação ativa que a marca tem com os franqueados.
“Acredito que independente de termos produtos similares ao da concorrência, a franquia sempre procura trazer inovação, seja nos produtos ou nos processos operacionais. O cuidado com o franqueado, isso faz toda diferença para podermos atrair novos empreendedores para rede”, finaliza Ana.
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