00:00:00
21 Apr

Inteligência artificial aumenta riscos de crimes cibernéticos

2 de abril de 2024
80 Visualizações

A inteligência artificial é uma realidade. Está nas empresas e no dia a dia das pessoas. Se por um lado, essa tecnologia gera uma série de oportunidades, por outro, aumenta os riscos no ambiente cibernético. E não são apenas as celebridades que têm imagem e voz reproduzidas por IA. Pessoas comuns também podem ser vítimas desse tipo de golpe, alerta Claudio Macedo (foto), cofundador da Bluecyber, insurtech pioneira em seguros cibernéticos no Brasil. “Já há golpes usando IA em que se captura a imagem real de uma pessoa e, com acesso à voz dela, grava-se um vídeo se passando por aquela pessoa, para extorquir alguém. É preciso ter calma e desconfiar sempre”, explica.

Confira cinco dicas do executivo da Bluecyber para evitar problemas no mundo digital:
· Inteligência artificial: A tecnologia de inteligência artificial possibilita a realização de golpes com imagem e voz de pessoas que você conhece. Em caso de dúvida, em uma situação atípica, ligue para a pessoa. Outra sugestão é criar um código com a família para situações de dúvida, como uma palavra-chave ou uma pergunta específica. O objetivo é fazer uma verificação para ter certeza de que não se trata de robô ou AI aplicando um golpe.
· Boletos: O golpe do falso boleto é cada vez mais comum. A dica de ouro é: todo banco tem seu número. E esses três números são sempre os primeiros do código de barras de um boleto bancário. Quando o documento é falso, a logomarca é de um banco — geralmente, os criminosos usam a imagem de grandes instituições financeiras — e o número que inicia o código de barras é de outro. Se os três primeiros números do boleto não forem do banco cuja marca aparece no documento, é falso.
· Senhas: nada de usar de 1234, nome do pet ou a mesma senha para tudo. A proteção começa já no acesso a suas contas e dispositivos. Utilize senhas diferentes e complexas. Prefira senhas longas, que mesclem maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
· Atualização: Mantenha seus dispositivos, aplicativos e softwares sempre atualizados. As atualizações melhoram não só a performance, mas principalmente a segurança. Na maior parte das vezes, as atualizações incluem melhorias contra vulnerabilidades, aumentando a segurança.
· Antivírus: mantenha seus aparelhos sempre protegidos com antivírus. É um recurso tradicional, mas extremamente útil para proteger sua vida digital.
E desconfie de tudo. Sempre. Os criminosos virtuais estão espalhados pela rede. Eles atuam aqui, mas muitas vezes estão baseados em outros países. Nunca clique em links de e-mail, SMS e WhatsApp em que não tenha total confiança. Fique atento!

Tangará Comunicação

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
66 Vizualizações
Luto no Setor
66 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
87 Vizualizações
CNseg
87 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
79 Vizualizações
Sindsegnne
79 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin