00:00:00
29 Apr

Como a oxi-combustão pode contribuir para a descarbonização mundial

27 de março de 2024
81 Visualizações

Na busca contínua por eficiência e sustentabilidade nas operações industriais, as tecnologias de oxi-combustão emergem como uma alternativa eficaz. A combustão com oxigênio puro traz benefícios substanciais, como o aumento na eficiência da queima e redução das emissões de poluentes. Embora a adoção desse processo no Brasil tenha sido gradual, setores-chave, como a indústria siderúrgica, a metalúrgica e a de vidro, já o utilizam ativamente para alcançar ganhos em termos de produtividade e conformidade com padrões ambientais mais rigorosos.

De acordo com Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products na América Latina, empresa global líder em soluções de gases industriais, a oxi-combustão envolve a substituição do ar por oxigênio puro ou enriquecido no processo de combustão, resultando em uma chama mais eficiente e controlada. “Isso não apenas aumenta a eficiência térmica, mas também reduz as emissões de gases poluentes, tornando-se uma abordagem atraente para a descarbonização”, explica.

TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA

Uma das últimas tecnologias neste contexto é o sistema de queimadores Cleanfire HRx, inovação em oxi-combustão, desenvolvida pela Air Products. “O queimador HRx possuí eficácia para alcançar maior eficiência de fusão, menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e maior controle da chama. Esses queimadores não apenas reduzem as emissões de gases de efeito estufa, como o NOx, mas também promovem operações mais econômicas e sustentáveis devido à eficiência operacional da tecnologia, além da otimização da eficiência energética”, explica Basilio.

O sistema Cleanfire HRx Burner da empresa representa uma inovação significativa na queima de oxigênio, permitindo o escalonamento de quase 100% do oxigênio do queimador. “Isso é alcançado mantendo a estrutura da chama, preservando a mistura ideal de combustível e oxigênio. O HRx Burner demonstrou ser capaz de melhorar a eficiência de fusão, reduzir as emissões de NOx e proporcionar maior controle sobre o comprimento da chama”, diz Basilio.

Na indústria de vidro, a Air Products implementou os queimadores de chama plana com alta performance onde foi desenvolvido o estagiamento com oxigênio, de modo a aumentar a eficiência e reduzir a manutenção do equipamento, com isso a tecnologia da empresa teve bons resultados para solucionar esses problemas de desgastes de refratários ou superestruturas de fornos, oferecendo maior controle sobre o queimador e ajustando a chama para garantir estabilidade e eficiência operacional.

“O Cleanfire HRx Burner supera os desafios anteriores, expandindo os limites de estagiamento de oxigênio com segurança. Introduzindo tanto estágios ou injeções de oxigênio sob a chama quanto sobre a chama, o HRx Burner oferece maior controle operacional”, aponta. Conforme o especialista, esta flexibilidade é essencial para operar em três diferentes modos: o melt mode, para fusão eficiente, foam control mode, para redução de espuma secundária, e split mode, para o equilíbrio.

OUTRAS VANTAGENS

A tecnologia ainda oferece vantagens em fornos comerciais. Segundo Basilio, em uma demonstração em um forno de vidro de garrafas âmbar de 400 TPD, a mudança para o HRx Burner reduziu defeitos de vidro, emissões de NOx e consumo de combustível. Em outro caso, a aplicação do HRx Burner em um forno de vidro de embalagem transparente de 290 TPD reduziu a espuma em cerca de 90%, levando à diminuição na temperatura da superestrutura do forno e no consumo de combustível.

“A tecnologia Cleanfire HRx representa um avanço significativo na queima de oxigênio, proporcionando benefícios substanciais em termos de eficiência, controle operacional e qualidade do vidro. A capacidade de estender os limites de estagiamento de oxigênio com segurança, juntamente com a flexibilidade de operação em diferentes modos, torna o HRx Burner uma solução eficaz para a descarbonização, eficiência energética e controle de qualidade em processos de fusão de vidro oxi-combustível, principalmente porque este queimador pode trabalhar com qualquer mescla de hidrogênio e gás natural como combustível, ou seja, este já é um queimador preparado para o futuro onde a busca por zero emissões de carbono será inevitável e o HRx Burner está pronto para trabalhar com até 100% hidrogênio”, afirma Basilio.

CONEXÃO INTERNACIONAL

Conforme Basilio, nos Estados Unidos, a empresa desenvolve essa tecnologia no seu centro de tecnologia especializado, que permite testes em tempo real que podem ser vistos por meio de câmeras remotas de vídeo e pela internet. “Nosso sistema permite que o cliente acompanhe demonstrações e dados, em qualquer lugar do mundo, o que o ajuda na escolha do melhor equipamento para trabalhar em sua produção”, finaliza.

Engaje Comunicação

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
183 Vizualizações
Zurich
183 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
90 Vizualizações
MetLife
90 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
96 Vizualizações
TEx
96 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin