Inovação é um dos pilares estratégicos da Seguros Unimed e está presente no DNA da Companhia, nos processos e na rotina dos colaboradores. Somente em 2023, a empresa investiu mais de R$36 milhões em projetos estruturantes, como a migração das informações armazenadas em data centers para uma infraestrutura na nuvem, o data lakehouse, além do desenvolvimento de novos sistemas de gestão e parcerias para o uso de inteligência artificial.
Os impactos desse trabalho permitiram uma melhoria na eficiência operacional, na oferta de soluções inovadoras aos segurados e na sustentabilidade financeira da Companhia. Esta trajetória bem-sucedida da seguradora também foi reconhecida pelo mercado, com a conquista da terceira colocação na premiação “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, concedida anualmente pelo IT Forum.
O prêmio avalia o cenário de inovação nas maiores empresas do país e reconhece as companhias com iniciativas de destaque no último ano. De acordo com Wilson Leal, diretor Executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed, ao incorporar tecnologias disruptivas e parcerias estratégicas, a empresa cria um ambiente no qual a qualidade do atendimento é aprimorada, os custos são controlados e a acessibilidade aos serviços de saúde ampliada, garantindo a satisfação dos segurados e a competitividade da Seguros Unimed no mercado.
“A IA, por exemplo, tem sido uma grande aliada em diferentes frentes, como na agilidade dos nossos processos internos, no apoio para assistência aos clientes, na previsibilidade de custos, padrões de comportamento dos segurados e pagamento de sinistros, entre outras funcionalidades. Desde chatbots para atendimento, até aplicações que oferecem recomendações personalizadas de saúde e bem-estar, o uso de tecnologia permite um suporte mais ágil e individualizado, ajudando os segurados a tomarem decisões mais fundamentadas”, aponta o executivo.
A Seguros Unimed também foi pioneira no investimento em tecnologia para o combate às fraudes no setor da Saúde. Desde 2021, a Companhia utiliza ferramentas de machine learning com a implementação de 12 modelos de identificação de padrões em projetos nas áreas Atuarial, de Odontologia e Provimentos, com o objetivo de previsão de custos e identificação de fraudes. Em 2023, a grande novidade foi a parceria com a Neurotech, que tem como foco detectar a tentativa de pedidos de reembolsos duplicados ou adulterados, um dos golpes mais comuns aplicados no segmento.
“Projetamos alcançar uma economia adicional de R$5 milhões por ano, como consequência dos esforços para reduzir os diversos tipos de fraudes e abusos que têm ocorrido contra as operadoras de saúde do país. Usamos uma rede neural, oferecida pela Neurotech, treinada a partir de milhões de imagens, que é capaz de mapear as características mais importantes de cada um dos documentos já enviados em pedidos de reembolso anteriores”, completa Wilson.
FSB Comunicação
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

