No Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, a Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, comemora a superação da marca de 33% de mulheres trabalhando com tecnologia em seu time de colaboradores. O percentual significa um patamar 50% superior à média registrada nas empresas brasileiras que segundo uma pesquisa da Catho, teria alcançado 23% nos dois primeiros meses de 2022.
Entre 2018 e 2023, o número de mulheres contratadas cresceu 136%. Com isso, considerando o universo total da equipe, a Neurotech ostenta um total de 33% de mulheres ocupando suas vagas de trabalho. Mas em áreas técnicas como analistas, os percentuais variam entre 31% e 38%. Já nos cargos de liderança, o percentual de mulheres supera os 35%, outro número maior que a média brasileira.
A diretora de gente e cultura da Neurotech, Ketty Sanches, atribui esse resultado a um amplo trabalho de conscientização que permeia todas as esferas da empresa, desde a diretoria até os estagiários, combinado com a decisão estratégica de ser uma empresa cidadã e com a adoção de processos pontuais estruturantes, como o estabelecimento de uma meta de 40% de candidatas mulheres presentes durante o início dos processos seletivos e o fortalecimento da representatividade dentro da empresa.
“Isso possibilitou as mesmas oportunidades para os públicos feminino e masculino, aumentando a probabilidade de mais mulheres serem selecionadas para nosso time”, afirma. Ela explica que todo o trabalho foi feito com base no cenário encontrado após a realização do Censo de Diversidade, um mapeamento cujo objetivo era entender melhor a composição do time e aprimorar as ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão.
“Após esse diagnóstico, desenvolvemos iniciativas como o uso de linguagem neutra para comunicar a existência de vagas, a construção do 1º Guia de Diversidade, rodas de conversas com mulheres referências em nosso ecossistema, patrocínio e participação em eventos específicos como o Tech Woman 2023 entre outros”, relata a Especilista em Diversidade da Neurotech, Ana Nery.
Todo este esforço fez com que os índices de participação das mulheres no conjunto de profissionais da Neurotech saltassem de 30% para os atuais 33% em apenas um ano. Nos quadros de liderança o percentual passou de 24% em 2022 para os atuais 35%. Desde 2018, o número de contratadas para a liderança cresceu 155%.
Para o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, a superação dos 30% de participação feminina não é uma conquista apenas para as mulheres, mas sim para toda a companhia. Apesar disso, trata-se de uma jornada de crescimento que ainda está apenas no começo. ““A ampliação da participação feminina e de toda a diversidade não só atende a todos os preceitos de justiça social, mas também acrescenta uma riqueza de pontos de vista e criatividade fundamentais para o desenvolvimento saudável da empresa e a busca dos objetivos estratégicos estabelecidos em nosso plano de crescimento”, conclui.
Compliance Comunicação
You may be interested

Grupo Bradesco Seguros lança 7ª edição da Quinzena do Seguro
Publicação - 2 de maio de 2025O Grupo Bradesco Seguros anuncia o lançamento da 7ª edição da “Quinzena do Seguro”, iniciativa que reúne condições comerciais especiais em produtos de diversos segmentos, com foco…

Zurich lança nova campanha no seguro de vida
Publicação - 2 de maio de 2025Além da remuneração adicional no fechamento de novos seguros com a Zurich (a partir de 40 apólices, incluindo prêmios especiais para os parceiros com maior número de…

Junto Seguros está entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil
Publicação - 2 de maio de 2025O setor de seguros vem se consolidando como um dos protagonistas da transformação digital no Brasil. Prova disso, é que a Junto Seguros foi uma das premiadas…
Mais desta categoria



