00:00:00
29 Apr

Contratar pessoas com deficiência: Eficiência e Inclusão

7 de março de 2024
76 Visualizações

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia inteligente para o sucesso das empresas. Conversamos com o Pós PhD em Neurociências e assessor empresarial, Dr. Fabiano de Abreu Agrela (foto), que trouxe observações valiosas sobre esse tema.

“A eficiência é inquestionavelmente favorecida ao contratar pessoas com deficiência, e isso decorre de diversas razões. Tomemos, por exemplo, um cadeirante, que, devido ao tempo dedicado a computadores, tende a aprimorar suas habilidades. Para funções que demandam uma audição apurada, os cegos se destacam, beneficiando-se de uma audição mais desenvolvida. Adicionalmente, a limitação de mobilidade física é compensada por uma notável habilidade cognitiva, como evidenciado pelo exemplo inspirador de Stephen Hawking.” inicia o neurocientista membro da Society for Neuroscience.

Reconhecendo Habilidades Extraordinárias:

Dr. Fabiano destaca a importância de reconhecer as habilidades e talentos excepcionais que pessoas com deficiência possuem. Ao invés de focar nas limitações, ele ressalta que cada indivíduo traz contribuições únicas para o ambiente de trabalho. Exemplificando, menciona como um cadeirante pode desenvolver habilidades digitais excepcionais devido ao tempo dedicado ao uso do computador.

Criatividade e Resiliência diante dos Desafios:

O especialista enfatiza a capacidade de compensar desafios físicos por meio de tecnologias assistivas e adaptações no ambiente de trabalho. Inspirando-se na história de Stephen Hawking, Dr. Fabiano destaca como a superação de obstáculos físicos pode levar ao desenvolvimento de habilidades cognitivas extraordinárias.

Benefícios para as Empresas:

A contratação de pessoas com deficiência, segundo Dr. Fabiano, traz benefícios significativos para as empresas. Destacamos alguns pontos abordados durante a entrevista:

– Aumento da Produtividade e Eficiência: Estudos apontam que a rotatividade é menor e a produtividade equivalente ou superior à dos colegas sem deficiência.

– Melhoria do Clima Organizacional: A diversidade promove tolerância, respeito e colaboração entre os funcionários.

– Fortalecimento da Marca Empregadora: Empresas inclusivas se destacam como referência em responsabilidade social, atraindo e retendo talentos.

– Aumento da Competitividade: Adotar uma postura inovadora na inclusão destaca a empresa no mercado.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, segundo o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um investimento que beneficia tanto os profissionais quanto as empresas. É uma oportunidade para construir um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos.

CPAH

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
192 Vizualizações
Zurich
192 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
99 Vizualizações
MetLife
99 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
106 Vizualizações
TEx
106 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin