00:00:00
27 Apr

Brasil Avança na Igualdade de Gênero com Nova Legislação Trabalhista

29 de fevereiro de 2024
86 Visualizações

A igualdade de gênero no ambiente de trabalho e suas implicações econômicas tornaram-se uma questão de prioridade nacional. Recentemente, o Brasil deu um passo significativo nesta direção com a implementação da Lei nº 14.611, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, exigindo que empresas com mais de 100 funcionários preencham o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. Esta medida visa a identificar e corrigir discrepâncias salariais entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e funções, com um prazo final para envio do relatório até 29 de fevereiro.

Além de promover a igualdade salarial, os relatórios semestrais também fornecerão informações detalhadas sobre critérios de remuneração, bem como sobre ações de promoção e contratação de mulheres nas empresas. Isso alinha-se com os dados já informados pelos empregadores no eSocial. A não conformidade com esta nova regulamentação resultará em multas significativas para as empresas, chegando a até 3% da folha de salários do empregador, limitados a 100 salários mínimos, além de outras sanções aplicáveis em casos de discriminação salarial.

A advogada Juliane Garcia de Moraes, especialista em direito trabalhista e sócia da Moraes Advocacia, comentou sobre a importância dessa legislação: “A nova lei é um marco crucial na luta contra a discriminação de gênero no ambiente de trabalho. Ela não apenas força as empresas a adotarem práticas mais justas e transparentes de remuneração, mas também serve como um lembrete de que a igualdade de gênero é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa. As multas estipuladas funcionam como um incentivo poderoso para que as empresas revisem e ajustem suas políticas salariais, promovendo assim um ambiente de trabalho mais inclusivo.”

A questão da igualdade de gênero transcende o âmbito moral e ético, impactando diretamente a economia. Estudos do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional destacam que a igualdade de gênero pode promover o desenvolvimento econômico. Países que alcançam maiores níveis de equidade de gênero tendem a apresentar economias mais resilientes e inclusivas. A redução da disparidade de gênero na força de trabalho pode resultar em um aumento substancial no produto econômico, com estimativas apontando para um crescimento médio de 35% em países com alta desigualdade de gênero.

Além disso, cerca de 2,4 bilhões de mulheres em idade ativa ao redor do mundo ainda enfrentam barreiras legais e econômicas significativas, limitando sua participação econômica plena. A remoção dessas barreiras não apenas beneficia as mulheres, mas também contribui para o crescimento e a estabilidade econômica global.

“A implementação do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios no Brasil representa um avanço importante na luta pela igualdade de gênero, com potencial para influenciar positivamente tanto o ambiente de trabalho quanto a economia como um todo. À medida que empresas e governos continuam a reconhecer e agir sobre a importância da igualdade de gênero, espera-se que mais progressos sejam feitos em direção a uma sociedade mais justa e equitativa”, finaliza a advogada.

Baronesa Relações Públicas

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
64 Vizualizações
Zurich
64 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
61 Vizualizações
MetLife
61 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
46 Vizualizações
TEx
46 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin