00:00:00
08 May

Indústria seguradora brasileira pagou mais de R$ 200 bilhões em indenizações

15 de fevereiro de 2024
94 Visualizações

Com crescimento de 3,4% em relação ao ano de 2022, o setor segurador brasileiro pagou R$ 207,2 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios nos primeiros 11 meses de 2023, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Porém, dados da Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), as fraudes em seguros na América Latina geram perdas anuais de U$ 50 bilhões e o país da região que lidera o ranking é a Argentina. O lanterna é o Chile, com o Brasil na média dos 18 países associados, com fraudes que giram em torno de 14% da receita das seguradoras.

Os números de mercado mostram a confiança na retomada no mercado de seguros após a pandemia, diante da evolução tecnológica que vem permitindo facilidades para o consumidor na hora da contratação de seguros. Mas ainda há muito a evoluir na relação cliente-seguradora e, mais ainda, no tocante a automação de processos. Os setores de riscos cibernéticos, obras públicas e fretes são as grandes apostas do mercado. E para isso acontecer é necessário tecnologia. Listei aqui 12 processos de negócio que as seguradoras podem se beneficiar significativamente com a automação. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para uma experiência do cliente mais ágil e satisfatória:

1. Cotação e subscrição de seguros: automação do processo de cálculo de prêmios e emissão de apólices, reduzindo o tempo necessário para a subscrição de seguros.

2. Gestão de sinistros: automatização do registro e processamento de sinistros, incluindo a avaliação de danos, comunicação com segurados e liquidação de reclamações.

3. Avaliação de riscos e precificação: utilização de algoritmos e modelagem estatística para avaliar riscos, determinar preços de prêmios e ajustar as estratégias de subscrição com base em dados históricos e em tempo real.

4. Gestão de documentos e arquivos: automação da gestão de documentos, desde a digitalização até o arquivamento e recuperação eficiente de informações.

5. Atendimento ao cliente e comunicação: implementação de chatbots e automação de e-mails para fornecer respostas rápidas a consultas de clientes, além de envio automático de notificações e atualizações.

6. Renovação de políticas: automação do processo de renovação de apólices, incluindo a avaliação automática de riscos e a emissão de novas propostas de prêmios.

7. Verificação e detecção de fraudes: utilização de algoritmos e aprendizado de máquina para identificar padrões suspeitos e detectar possíveis casos de fraude.

8. Gestão de pagamentos e faturas: automação da geração de faturas, processamento de pagamentos e reconciliação de transações, garantindo precisão e eficiência.

9. Conformidade regulatória: implementação de ferramentas automatizadas para monitorar e garantir conformidade com regulamentações e requisitos legais em constante mudança

10. Treinamento e desenvolvimento de agentes: utilização de plataformas de e-learning e automação para treinamento contínuo de agentes de seguros, mantendo-os atualizados com políticas, procedimentos e produtos.

11. Análise de dados e relatórios: implementação de ferramentas de análise de dados automatizadas para extrair insights significativos a partir de grandes conjuntos de dados, orientando estratégias de negócios e decisões de subscrição.

12. Gestão de relacionamento com o cliente: utilização de sistemas automatizados para monitorar interações com clientes, rastrear políticas e histórico de comunicações, proporcionando uma visão holística do relacionamento com o cliente.

Ao automatizar esses processos, as seguradoras podem melhorar a eficiência operacional, reduzir erros, atender mais rapidamente às demandas dos clientes e manter um alto padrão de conformidade regulatória. Além disso, a automação libera recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas.

*Por: Luciano Alves de Oliveira é Diretor Geral Brasil e Portugal do OTRS Group

Carvalho Comunicação

You may be interested

Agger fortalece parceria com corretores
Interesse Mercado
52 Vizualizações
Interesse Mercado
52 Vizualizações

Agger fortalece parceria com corretores

Publicação - 8 de maio de 2024

Atendendo um terço dos corretores do país, Agger otimiza o trabalho e transforma a distribuição de seguros no Brasil com mais de 48 de milhões de cotações…

Essor emite comunicado de solidariedade ao povo gaúcho
Essor Seguros
44 Vizualizações
Essor Seguros
44 Vizualizações

Essor emite comunicado de solidariedade ao povo gaúcho

Publicação - 8 de maio de 2024

Além do amparo aos seus públicos, a Essor anunciou, nesta terça-feira, 07 de maio, algumas medidas para aliviar os compromissos financeiros dos segurados com a empresa. A…

Jovens e adolescentes exigem cuidado ao escolher proteções
BRZ Insurance
43 Vizualizações
BRZ Insurance
43 Vizualizações

Jovens e adolescentes exigem cuidado ao escolher proteções

Publicação - 8 de maio de 2024

Os jovens brasileiros vêm perdendo a vontade de conduzir veículos. Um levantamento da CNN de 2021 apontou que adultos entre 18 e 30 anos estão dependendo cada vez menos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Axa se mobiliza pelo Rio Grande do Sul
Axa no Brasil
43 Vizualizações
43 Vizualizações

Axa se mobiliza pelo Rio Grande do Sul

Publicação - 8 de maio de 2024
CNseg participa de Seminário
CNseg
46 Vizualizações
46 Vizualizações

CNseg participa de Seminário

Publicação - 8 de maio de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin