00:00:00
30 Apr

Potencial agrícola brasileiro desperta interesse e cria oportunidades a indianos

5 de fevereiro de 2024
120 Visualizações

Quando o assunto é agronegócio, o Brasil está entre os maiores destaques do cenário mundial. O seu potencial e as oportunidades locais, têm despertado interesse de agroindústrias de diversos outros países. Mais recentemente, por exemplo, foi a indiana SML Limited, multinacional focada em alta tecnologia de produtos nutricionais, protetivos e biológicos que anunciou investimentos de US$ 10 milhões no mercado nacional.

De acordo com o Managing Diretor da SML, Bimal Shah, a escolha pela agricultura brasileira para expansão internacional da marca foi estratégica. “O Brasil é o maior mercado agroquímico do mundo. Isso nos traz muitas oportunidades para oferecer nossas soluções patenteadas aos produtores locais e contribuir para a segurança alimentar global. Olhando para esse enorme potencial, temos uma visão de faturamento de US$ 100 até US$ 150 milhões a curto e médio prazo”, destaca.

A Índia e o Brasil têm muitas semelhanças, afinal são economias em desenvolvimento e a agricultura em ambos os países contribui significativamente para o produto interno bruto (PIB). A participação desse setor no PIB do Brasil é de 24,1% e na Índia é de 18,3%. Isto significa que o segmento é a espinha dorsal de ambas as nações, que inclusive continuará a crescer e ainda, ambos são exportadores de commodities e produtos de valor agregado.

Segundo Shah, a Índia, por exemplo, exporta cerca de 24 milhões de dólares em produtos agrícolas e alimentos processados, apesar de alimentar uma enorme população de 1,4 bilhões de indivíduos. Ou seja, 17,5% da população mundial. Já o Brasil exporta produtos agrícolas e alimentos processados no valor de US$ 125 bilhões. “Embora ambos os mercados sejam comuns, com uma grande contribuição para o PIB e as exportações, em termos de escala e tamanho da propriedade, eles estão em contraste. Sinto que a escala traz mais atração como mercado e país para os investidores”, completa o executivo.

Novas ferramentas aos produtores

Com sua chegada no Brasil, a SML traz aos produtores locais soluções tecnológicas mais sustentáveis, avançadas e econômicas para atender às suas mais variadas necessidades. As ferramentas da multinacional oferecem melhor gerenciamento de culturas com dosagens baixas, portanto, vivem de acordo com o mantra “mais com menos”. “Estamos nos esforçando para oferecer tecnologias que melhor se adaptem às práticas da classe produtora e, ao mesmo tempo, sejam muito eficazes para proporcionar mais rendimentos às colheitas. O nosso compromisso com práticas sustentáveis tem o potencial de remodelar o panorama da agricultura para um futuro mais resiliente e ambientalmente consciente”, destaca o Managing Director.

Metas estabelecidas

Globalmente a SML aspira ser reconhecida como fornecedora de soluções tecnológicas e sustentáveis para uma agricultura moderna e responsável. A médio e longo prazo, pensando em novos mercados, a companhia está concentrada no crescimento orgânico, além de possíveis parcerias estratégicas, fusões e aquisições.

Com a chegada bem-sucedida no mercado brasileiro, a estratégia da indiana agora é explorar e expandir suas operações B2C para outros países da América Latina. “De certa forma, o Brasil serviria como porta de entrada e seria o centro de nossa estratégia de expansão na região”, lembrou o executivo.

Já globalmente a SML está investindo para ser reconhecida mundialmente como líder em inovações tecnológicas. “Estamos aportando recursos nas principais geografias, investindo na expansão de capacidade e na compra de ativos (registros). Atualmente estamos presente em mais de 80 países através de operações B2B. Servimos a comunidade agrícola global há mais de 30 anos com soluções agrícolas sustentáveis”, finaliza o Shah.

Rural Press

You may be interested

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego
ANSP
103 Vizualizações
ANSP
103 Vizualizações

ANSP apresenta artigo científico com a Dra. Margarida Lima Rego

Publicação - 29 de abril de 2024

Apresentação do artigo científico sobre ODS e a contribuição do mercado de seguros na Europa, com destaque para o mercado português e um comparativo com o Brasil.…

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor
Capemisa
68 Vizualizações
Capemisa
68 Vizualizações

CAPEMISA leva estande para 3ª edição do Congrecor

Publicação - 29 de abril de 2024

O estande da CAPEMISA Seguradora, na 3ª edição do Congrecor, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de abril no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF),…

TEx e Justos estabelecem parceria inédita
TEx
68 Vizualizações
TEx
68 Vizualizações

TEx e Justos estabelecem parceria inédita

Publicação - 29 de abril de 2024

A TEx, empresa de tecnologia que vem revolucionando o mercado segurador com soluções inovadoras, anuncia uma parceria estratégica com a Justos, empresa de seguro auto que usa…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Conselheiros eleitos pelos participantes tomam posse
Prevcom
66 Vizualizações
66 Vizualizações
Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack
Youse
55 Vizualizações
55 Vizualizações

Youse anuncia contratação de Nikolaus Maack

Publicação - 29 de abril de 2024
MAG Seguros alcança lucro líquido histórico
MAG Seguros
88 Vizualizações
88 Vizualizações

MAG Seguros alcança lucro líquido histórico

Publicação - 29 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin