00:00:00
08 May

Três tendências para empresas em 2024

22 de novembro de 2023
122 Visualizações

As novas tecnologias estão transformando diversos setores do mundo corporativo. Um levantamento realizado pela Deloitte em 2023, apontou que cerca de 70% das empresas investirão em inteligência artificial (IA) até o final do ano.

A personalização da experiência do cliente, análise de dados e detecção de fraudes são fatores que podem ser aprimorados pelo uso da IA, sendo uma alternativa para redução de custos e na assertividade durante a tomada de decisões, por conta da capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados.

“Esse crescimento do uso da tecnologia pode levar a maiores oportunidades em mercados globais através da criação de parcerias eficazes por meio do digital. Um exemplo disso é o case da empresa Turaco, que alcançou mais de 70 mil trabalhadores da economia gig no Quênia e em Uganda, fornecendo serviços por meio de parcerias com plataformas digitais de transporte privado”, comenta Alberto Vargas (foto), especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra).

Com a transformação digital as empresas enfrentam desafios devido a restrições, como sistemas antigos baseados em mainframe, múltiplas plataformas centrais, complexidade de integração e fluxos de dados ineficazes. Esses obstáculos muitas vezes impedem a otimização da experiência do cliente, apesar da migração de dados e sistemas para plataformas em nuvem.

Vargas ressalta que a IA pode ser usada para personalizar a experiência do cliente, fornecendo oportunidades, conselhos e serviços relevantes com base em insights em tempo real sobre os clientes. Isso pode melhorar a integração com o público, a resolução de problemas, proporcionando uma experiência hiperpersonalizada.

“Essas tendências estão surgindo porque a satisfação do cliente é crucial para o sucesso a longo prazo das empresas. Então, as empresas estão explorando o uso da IA generativa e da análise avançada para melhorar a eficiência e a centralização no cliente”, explica o especialista.

3 Tendências para as empresas em 2024

Além da inteligência artificial, Alberto Vargas elencou as três principais tendências para o ambiente corporativo em 2024:

Prevenção de Riscos: o mercado está se movendo em direção a uma abordagem mais proativa na prevenção de riscos, em vez de apenas reagir a eles. Isso ocorre devido ao aumento na frequência e gravidade dos riscos globais, como mudanças climáticas e cibercrime. As empresas estão percebendo que prevenir perdas é tão crucial quanto cobri-las.
Uso de Tecnologia Avançada: a transformação do ambiente corporativo também está ligada à adoção de tecnologias avançadas. A análise de dados, inteligência artificial generativa e outras tecnologias estão sendo usadas para obter insights acionáveis a partir de novos dados disponíveis. Isso ajuda as empresas a tomarem decisões informadas e aprimorar seus serviços.
Missão de Sustentabilidade: As corporações estão se tornando embaixadoras da sustentabilidade e influenciando decisões e estratégias orientadas pelo propósito do cliente. Isso ocorre em resposta a ameaças existenciais, como mudanças climáticas catastróficas, e a preocupação com populações em vulnerabilidade.

“Outro fator observado é uma mudança em direção a um papel mais proativo com relação à diversidade, equidade e inclusão. Essas tendências refletem a evolução do setor em resposta a ameaças globais, pressões sociais e expectativas dos clientes”, finaliza Vargas.

Contatto

You may be interested

Aon anuncia transição em sua liderança no Brasil
Aon plc
54 Vizualizações
Aon plc
54 Vizualizações

Aon anuncia transição em sua liderança no Brasil

Publicação - 7 de maio de 2024

A Aon plc (NYSE: AON), líder global em serviços profissionais, anunciou mudanças em sua equipe executiva no Brasil. Alexandre Jardim, então Head of Strategy & Broking, assume o…

Allianz na Tailândia: corretores parceiros da companhia aproveitam viagem
Allianz
154 Vizualizações
Allianz
154 Vizualizações

Allianz na Tailândia: corretores parceiros da companhia aproveitam viagem

Publicação - 7 de maio de 2024

A Allianz Seguros levou 30 corretores dos segmentos Private, Diamante e Esmeralda à Tailândia. A ação foi um reconhecimento aos vencedores da edição 2023 do Alliadoz, principal…

MAPFRE lança produto inédito ao público 60+
Mapfre
59 Vizualizações
Mapfre
59 Vizualizações

MAPFRE lança produto inédito ao público 60+

Publicação - 7 de maio de 2024

Na busca de garantir a integração dos aspectos de sustentabilidade ao próprio negócio, a MAPFRE anuncia o lançamento de iniciativa pioneira no mercado de seguros com um…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin