00:00:00
22 Nov

Educação viária pode proteger vidas no trânsito

17 de novembro de 2023
217 Visualizações

Todos os anos, no terceiro domingo de novembro, é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, data que chama atenção para um problema de saúde pública, que ocorre em nível global. De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério dos Transportes, o Brasil registrou, apenas nos primeiros seis meses de 2023, mais de 4.200 óbitos dessa natureza. Em 2022, o número total foi de 20 mil mortes.

Embora a taxa de mortalidade anual seja alta e posicione o Brasil em terceiro lugar entre os países com maior insegurança viária, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela já chegou a atingir um número de 40 mil mortes. Há mais de uma década, esses acidentes geravam custos anuais para o país de aproximadamente 50 bilhões de reais, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Considerando o período de 2011 a 2021, o país atingiu uma média anual de 37.874 mortes decorrentes de sinistros de trânsito, conforme apontam dados do DataSUS de 2023.

“Mesmo integrando a 1ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito estabelecida pela ONU em 2010, o Brasil não conseguiu atingir a meta de reduzir em 50% o número de mortes. Para reverter esse cenário, é importante que os atores da sociedade unam esforços para desenvolver projetos, pesquisas e políticas públicas voltadas para a segurança viária”, diz Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Em memória aos que se foram e em apoio aos sobreviventes e familiares das vítimas, a Fundación MAPFRE, organização sem fins lucrativos, lança um vídeo com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da segurança nas estradas e para promover um comportamento responsável ao volante.

A ação não é apenas uma adesão ao calendário mundial, mas um dos temas-chave de atuação da organização, que tem desenvolvido um trabalho intenso de prevenção de lesões e mitigação de sinistros, por meio de projetos de educação viária para crianças e adultos em escolas e espaços públicos do Brasil.

Para Fátima Lima, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito não deve ser apenas uma data para lembrar todos aqueles que se foram ou que sofreram sequelas físicas e psicológicas em função de descuidos e negligências na estrada, mas um chamado urgente para agir com responsabilidade e consciência sobre o impacto das ações individuais na sociedade.

Projetos em Educação Viária

A Fundación MAPFRE desenvolve e apoia programas capazes de contribuir para a redução de sinistros de trânsito e para o fortalecimento da segurança viária desde a infância. Um exemplo é o projeto Na Pista Certa, que oferece experiências lúdicas e pedagógicas para crianças, de forma gratuita, em um espaço cenográfico modular e itinerante.

Já o Educação Viária é Vital destaca-se por ser uma ação educativa que envolve educadores e alunos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária de suas escolas e comunidades. Em 2023 a Fundación MAPFRE, promoveu a Campanha Conectados Com a Vida, uma ação que teve como objetivo chamar atenção para os riscos do uso de aparelhos eletrônicos portáteis no trânsito, incentivando a adoção de comportamentos responsáveis e de preservação da vida. A ação alcançou mais de 421 mil pessoas.

 Mosaike

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin